Plasma: novo design permite a criação de “plapps”
Novo design da rede Ethereum permite a criação de um novo tipo de aplicativo
O Ethereum sempre consegue chegar às manchetes na cripto esfera, seja por conta de hard forks ou pelas atualizações informadas pelo seu co-fundador, Vitalik Buterin. Buterin falou sobre as redes construídas na plataforma, primariamente Sharding e Plasma, soluções de segunda camada.
Na postagem mais recente publicada pelo Plasma Group, a organização falou sobre um propósito geral para o design plasma, que permitirá aos usuários construírem diversos smart contracts. O documento revelou:
“Nós desenvolvemos uma nova arquitetura para construir plapps (apps plasma) em uma cadeia plasma geral. Isso estabelece uma clara separação entre a camada plasma e a camada da aplicação.”
O grupo declarou que escrever um plapp é tão simples quanto escrever um tipo especial de smart contract, chamado predicate contract, para então lançá-lo na rede Ethereum. Também foi anunciado que qualquer usuário da rede pode utilizar o mesmo plapp ao interagir com o proprietário original do predicate contract. Uma das principais vantagens disso será que todas as interações poderão ocorrer na cadeia plasma, tornando as transações muito mais baratas.
O relatório também disse:
“Claro, essas aplicações ainda ficam na esfera plasma. Plapps precisam implementar uma interface padrão de predicate contract, e transações individuais ainda devem se enquadrar dentro do gas limit do Ethereum.”
O Plasma Group ainda comentou que a maioria dos dApps existentes preenchem facilmente a implementação da interface padrão de predicate contract. As transações individuais de dApps também devem se encaixar dentro do gas limit do Ethereum. A organização focará principalmente em captar mais desenvolvedores e criadores para construir plapps na Plasma.
Ethereum chegou nas manchetes recentemente quando seu hard fork Constantinople foi bem sucedido. Desenvolvedores e fãs do hard fork respiraram aliviados após o que passou o hard fork, uma vez que ele passou anteriormente por diversos problemas e adiamentos. O hard fork deveria ter ocorrido no fim de 2018, contudo, por conta de problemas descobertos na testnet Rinkeby, ele foi adiado para 2019.
Fonte: AMBCrypto