Plataformas NFTs de música podem atrapalhar Spotify

A Apple Music e o Spotify cortaram 75% das receitas dos músicos, com a chegada das plataformas NFTs de música

O Saxo Bank disse que novas tecnologias, como tokens não fungíveis (NFTs), ajudarão os artistas a recuperar seu quinhão da receita musical à medida que serviços populares de streaming, como o Spotify, reduzem sua receita.

Mads Eberhardt, analista de criptomoeda do Saxo Bank, argumentou que as principais plataformas de streaming de música, como Spotify e Apple Music, recebem um corte substancial, que, junto com o corte pago às gravadoras, é cerca de 75% ou mais da receita total.

De acordo com o analista, esses modelos não determinam taxas de assinatura individuais com base no que cada assinante realmente escuta:

“O uso de NFTs pode ser particularmente atraente na próxima etapa, para a tecnologia de geradores de conteúdo na indústria musical, já que os músicos se sentem injustamente tratados pelos modelos de compartilhamento de receita das plataformas de streaming atuais, como Spotify e Apple Music.”

Os projetos de streaming de música baseados em NFT provavelmente começarão a ser lançados em 2022, incluindo iniciativas como Audius, uma plataforma de música blockchain apoiada por, Katy Perry, The Chainsmokers e Jason Derulo.

A plataforma baseada em blockchain da, Audius, é uma plataforma descentralizada de compartilhamento e streaming de música, projetada para eliminar o intermediário na indústria musical e permitir que fãs e criadores interajam diretamente.

Em contraste, as plataformas tradicionais de streaming, como o Spotify, enfrentam um futuro sombrio, de acordo com Saxo Bank. A empresa prevê que as ações do Spotify vão despencar 33% até 2022. As ações do Spotify já caíram para US $ 204 em agosto.

A receita do Spotify tem aumentado constantemente ao longo do tempo, indicando o potencial de interrupções nas plataformas de música baseadas em NFT. A empresa gerou 7,85 bilhões de euros (US $ 9,5 bilhões) em receita no ano passado, um aumento de 16% em relação a 2019.

No terceiro trimestre de 2021, os usuários ativos mensais do Spotify aumentaram 19% com relação ao ano anterior, para 381 milhões. Os NFTs também são bem conhecidos pelo Spotify, conforme observou os NFTs em seu Spotify Wrapped 2021, compilado para usuários em, 1º de dezembro de 2021.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8