Play to earn para iniciantes: por onde começar

É muito desafiador como começar a participar e obter alguns lucros com os jogos no modelo play to earn. Especialmente ao começar do zero

Play to earn para iniciantes: por onde começar

Vou mostrar o que acredito que seja pelo menos o básico, para iniciantes no play to earn, seguindo essas dicas, terá a certeza que não será mais um iniciante quando terminar.

Faça pesquisas, tanto qualitativas quanto quantitativas. Encontre todas as informações acessíveis por meio de agregadores e outras fontes de informação.

Encontre o jogo. Do conjunto de jogos que você acha que podem ser atraentes para investimento. Em seguida, você precisa contar quanto de seu tempo e dinheiro cada jogo pode exigir, e qual seria o lucro possível. Escolha aqueles com o maior ROI possível.

Descubra o que exatamente você deve fazer no jogo para obter o lucro. Você precisa “farmar” diariamente? Ou talvez seja melhor especular sobre os tokens do jogo comprando-os no mercado? Ou talvez seja sensato comprar NFTs para alguns objetos neste jogo, como armas, terrenos ou artes? Cada jogo tem suas especificidades e você precisa entendê-los bem antes de entrar.

Junte-se as comunidades. Isso pode ser extremamente benéfico. Através das comunidades, você pode obter acesso antecipado a rodadas de vendas e investimento, ganhar enorme poder de compra, juntar-se a poderosos exércitos, obter algumas informações privilegiadas, etc. Estar perto da comunidade é primordial nesse segmento.

Sobre as pesquisas

No mundo das criptomoedas, qualquer ação e decisão requer muita pesquisa.

O site DappRadar é provavelmente a plataforma mais importante onde você pode começar a pesquisar o novo projeto play to earn. É semelhante ao famoso Coinmarketcap que agrega a maioria dos tokens e moedas existentes, e os classifica por diferentes parâmetros. DappRadar está fazendo quase a mesma coisa para jogos, agregando-os e classificando pelo número de usuários, taxa de atividade, volume, etc.

O que verificar exatamente?

Segue uma lista de filtros para não ficar tão perdido nesse universo da DappRadar, ou outro site de pesquisa nesse mercado.

Sugiro iniciar exatamente pela ordem citada.

Existe algo por trás do site ou da conta do Twitter? Existem artes, animações do jogo?

Quantas pessoas já estão jogando este jogo? Qual comentário deles sobre o jogo nas redes sociais?

O que é a mecânica central do jogo? É escalável? Você consegue imaginar milhares de jogadores jogando?

O estilo do jogo é de jogar (habilidade)? ou estilo Idle (simulação)?

A mecânica do jogo é justa para jogadores médios ou é voltada para robôs? No último caso, o jogo não se tornará popular e é mais provável que você perca dinheiro.

Quais são os concorrentes desse jogo e o que pode “matar” ele?

Como eles fazem marketing e qual é a equipe do projeto? Qual é a formação da equipe?

Qual é o estágio de desenvolvimento do jogo específico? Se o estágio for muito tarde, pode ser muito difícil obter alguns lucros elevados.

Esses são apenas alguns recursos importantes a serem verificados.

Comunidades play to earn

A cooperação é extremamente importante, mas as comunidades são diferentes. Alguns deles são como exércitos – várias pessoas se unem para “farmar” objetos valiosos ou moeda do jogo, sendo classificados por meio de uma hierarquia.

Outro tipo de comunidade nesse modelo de jogo é quando as pessoas se unem para formar o poder de compra. São como pools. Por exemplo, quando há um terreno virtual particularmente valioso que nem todo jogador pode pagar, o poder de compra unido pode facilmente ajudar a obter a propriedade desse objeto estrategicamente importante.

Para encontrar a comunidade certa que seja adequada para você, é melhor pesquisar esses grupos no Twitter, Telegram ou Discord. Se você é novo no play to earn, recomendo entrar em algumas comunidades para que possa compará-las e escolher a certa. Algumas das comunidades mais famosas são, YGG e play2earn.finance.

Os jogos play to earn estão ganhando popularidade não apenas devido à possibilidade de receita, mas também ao hype em torno de DEFI e NFT.

Lembrando que para receber uma receita aparentemente interessante dos jogos, você precisa investir seus próprios recursos, tempo e esforço, bem como ter um pouco de sorte para, conseguir itens raros que podem ser trocados por outra criptomoeda ou moeda fiduciária.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8