Criador do Playstation, Ken Kutaragi, critica o metaverso

Ken Kutaragi, pai do Sony Playstation, emitiu sua opinião sobre a narrativa do metaverso atualmente em desenvolvimento no mercado

Contra Capa 4

Um dos inventores do Sony Playstation, Ken Kutaragi, criticou a concepção do metaverso que algumas empresas estão promovendo atualmente. Kutaragi declarou em entrevista à Bloomberg sua opinião sobre como o metaverso está sendo concebido, declarando que:

Estar no mundo real é muito importante, mas o metaverso é sobre tornar quase real no mundo virtual, e não vejo sentido em fazê-lo. Você prefere ser um avatar polido em vez de seu verdadeiro? Isso não é diferente de um sites de mensagens anônimas.

Esse é essencialmente o caminho que a Meta, empresa anteriormente conhecida como Facebook, está trilhando. Atualmente, a empresa está desenvolvendo equipamentos para imergir os usuários em sua versão do metaverso. A Meta apresentou um novo headset VR e um conjunto de luvas de feedback tátil no ano passado para permitir que o usuário veja e sinta um ambiente virtual.

O conceito de Kutaragi é um híbrido

Para o inventor, a aplicação de técnicas de Realidade Aumentada, que mesclam ativos de realidade virtual com o mundo real, pode criar uma experiência mais imersiva do que está sendo proposto atualmente. Esta é uma concepção híbrida do metaverso, que suporta a adição de hologramas e outros elementos à nossa realidade. Kutaragi é atualmente CEO da Ascent, uma empresa cujo objetivo é avançar essa tecnologia.

Mas essa integração seria feita sem anexar nenhum tipo de equipamento ao usuário. Kutaragi não é fã dessas ferramentas, incluindo fones de ouvido. Ele afirmou:

Os fones de ouvido o isolariam do mundo real, e não posso concordar com isso. Fones de ouvido são simplesmente irritantes.

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, também tem opiniões críticas sobre o estado atual do metaverso. Para o famoso influenciador de criptomoedas, o metaverso é apenas uma palavra da moda no momento, mas ele está animado com o futuro e o que as empresas podem trazer para a mesa daqui a alguns anos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_