Polícia confisca 6.000 Bitcoins de traficante na Irlanda. Detalhe: chaves foram perdidas no roubo de uma vara de pescar
Contudo, confisco dos 6.000 Bitcoins é improdutivo com a perda das chaves
O Criminal Assets Bureau da Irlanda (Cab) confiscou recentemente 12 contas digitais, com carteiras contendo 6.000 Bitcoins de um traficante de drogas que possuía 55 milhões de euros de sua fortuna em BTC. Contudo, o traficante perdeu as chaves para acessar sua carteira (estavam no interior de uma vara de pesca), segundo informou o Irish Times.
Isso significa ainda que esses 53,6 milhões de euros em Bitcoin também estão fora do alcance do Cab.
Aparentemente esse foi o maior caso nos 25 anos de história do Cab. O advogado Andreas Antonopoulos comentou o caso:
“Engraçado como as pessoas que criam dinheiro fiat pensam que também podem aproveitá-lo mesmo quando não está em moeda fiat. Nós dissemos que apreendemos. Por escrito, em papel oficial e tudo! Como assim, não foi apreendido?”
Entretanto, o trader Crypto Gainz diz vai contra essa ideia:
“Você sabe a quantidade de Bitcoins e provavelmente o proprietário dos endereços, agora tente com Monero. Você nem saberia o valor apreendido. Não justificaria uma manchete. “
Punição pela estupidez
O traficante de drogas Clifton Collins de 49 anos, residente de Dublin na Irlanda, comprou a maior parte de seus Bitcoins no final de 2011 e no início de 2012 usando o dinheiro que ele produzia com o cultivo de cannabis. Desde então o valor do Bitcoin subiu violentamente, fazendo Clifton se tornar uma pessoa extremamente rica.
No início de 2017, durante a última bull run, ele possuía mais de 6.000 BTC em uma conta, mas, como podia ser muito fácil para os hackers acessarem, Collins distribuiu o valor por 12 contas, sendo 500 Bitcoins no valor de 4,5 milhões de euros em cada carteira.
Collins imprimiu o código em um pedaço de papel e o escondeu dentro da tampa de alumínio do estojo contendo a vara de pescar que ele mantinha em sua casa alugada em Cornamona. No entanto, quase como uma punição do destino, um roubo durante o tempo em que ele foi preso por posse de cannabis fez ele perder sua vara de pesca e os códigos para acessar sua carteira.
Ainda assim, Collins teria concordado com a perda do dinheiro e o considerou uma punição por sua própria estupidez.
Por enquanto o Cab conseguiu acessar apenas um pequeno estoque de Bitcoins no valor de 1,5 milhão de euros que ele possuía em outras contas e os apreendeu juntamente com 100.000 euros em dinheiro.
Os oficiais da Cab esperam que os avanços da tecnologia permitam que um dia seja possível acessar os Bitcoins que estão retidos, e assim poder vendê-los. Infelizmente para eles, a chance de isso ocorrer é pequena e, mesmo que ocorra, deverá levar muitos anos.
*Imagem de: Ansgar Scheffold por Pixabay
- Ouça nosso podcast: Giro Cripto #21 – IRPF e criptomoedas, “Os Simpsons” falando sobre blockchain e 3xBit fora do ar