Polkadot pode ter um grande avanço em seu ecossistema em 2022

O sucesso dos leilões de parachain de Kusama pavimentou um caminho para o lançamento da mainnet de Polkadot, com muitos projetos vencedores de leilões.

O lançamento de parachain esta em andamento na Polkadot e se aproxima da fase final de lançamento de sua arquitetura multi-chain sharded, após rigorosos testes, otimização e auditoria, inicialmente realizados em redes de teste como o Rococó e a rede canário Kusama.

A primeira indicação de que os parachain da Polkadot estavam em andamento veio em setembro, quando Gavin Wood deu a entender que eles estavam “tecnologicamente prontos para o lançamento”. Com certeza, isso foi seguido em outubro com uma moção para o Conselho de Polkadot abrir os primeiros leilões de slots parachain da rede, mais tarde aprovados pela governança da rede, criando pressão de compra para o DOT, na preparação para os lançamentos.

Os leilões são divididos em lotes, com o primeiro lote de cinco ocorrendo semanalmente a partir de 11 de novembro. Os projetos vencedores serão então integrados em 17 de dezembro, para o período de locação, até 20 de outubro de 2023.

Anatomia de um Parachain

Parachains são blockchains personalizados ancorados na Blockchain de retransmissão da Polkadot por até 96 semanas de cada vez, com opção de renovação. Cada vaga é atribuída por um mecanismo de leilão de velas em cadeia, com projetos bem-sucedidos travando um vínculo na DOT pela duração do arrendamento.

As equipes Parachain podem financiar seus lances de leilão com a ajuda de uma campanha de crowdloan da comunidade, permitindo-lhes aceitar contribuições de titulares da DOT e demonstrando a demanda pela ideia do projeto. Os participantes do Crowdloan, têm sua DOT devolvida no final do contrato, e as equipes de parachain podem escolher recompensá-los com o token nativo de seu projeto.

Leilões e empréstimos coletivos diferem drasticamente de ofertas de moeda inicial (ICO), troca (IEO) ou DEX (IDO), uma vez que os titulares não são obrigados a transferir o controle de sua DOT em troca dos tokens do projeto. Na verdade, a DOT é realmente retornada se os projetos perderem um lance de leilão; os titulares dos slots, por sua vez, reembolsam os apoiadores quando o aluguel expira.

E há outra diferença importante: as equipes de projeto não podem usar a DOT a seu critério ou vendê-lo no mercado. Em vez disso, eles se beneficiam do acesso a slots de rede escassos, oportunidades de geração de taxas e lançamentos de tokens de parachain.

Implicações para o próximo ano

Acala (hub da DeFi Kurara) garantiu o primeiro slot de parachain Polkadot, tendo levantado um vínculo de 32,5 milhões DOT (no valor de aproximadamente US $ 1,27 bilhão, na época) de uma comunidade de mais de 81.000 usuários.

O sucesso do leilão de parachain inaugural demonstra claramente o poder e a força da comunidade Polkadot, que se reuniu para comprometer a DOT em seus empreendimentos escolhidos. Moonbeam, que perdeu para Acala, é atualmente o melhor do resto, tendo garantido 35,8 milhões de DOT para o segundo slot.

O número de tokens travados, destaca quantos participantes estão investindo no sucesso dos projetos, em comparação com a estrutura mais especulativa de outras ofertas. Isso deve levar a uma maior responsabilização dos projetos, que devem entregar rapidamente seus pedidos devido ao período, estrito de arrendamento de 96 semanas.

Este equilíbrio mais saudável de incentivos, entre participantes e projetos, viu mais de 205.000 contribuintes participarem, até agora, com mais contribuições por meio de intercâmbios como Kraken e Binance.

Supondo que a tendência continue, ao final do primeiro lote de leilões, algo entre US $ 4 e US $ 4,5 bilhões em DOT provavelmente ficarão bloqueados por quase dois anos, reduzindo a pressão de venda potencial e circulando o fornecimento no mercado.

Isso não apenas demonstra fé na Polkadot e DOT, durante esse período, mas incentiva centenas de milhares de apoiadores a se tornarem usuários ativos no ecossistema, pois é do seu interesse.

Com a expectativa de que o aumento de contribuintes continue, a comunidade Polkadot e seu ecossistema em expansão certamente serão um dos que vigiarão, nas próximas 96 semanas.

Fonte: CryptoSlate

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_