Problemas na regulamentação? Poloniex irá desativar negociação de certos ativos nos EUA

Exchange Poloniex não irá oferecer nove tokens no país

De acordo com um comunicado publicado ontem, a exchange de criptomoedas Poloniex irá desativar a negociação de nove criptoativos nos Estados Unidos.

Prevista para o dia 29 de maio (quarta-feira), a desativação irá abranger os tokens ARDR, BCN, DCR, GAME, GAS, LSK, NXT, OMNI, e REP, que segundo o Twitter oficial da plataforma, são considerados títulos financeiros pela regulamentação americana, motivo pelo qual devem ser removidos.

“Estamos comprometidos em cumprir os requisitos regulamentares em todas as jurisdições. A ação de hoje é resultado da incerteza regulatória no mercado dos EUA. (…) Entendemos como essa escolha é frustrante para nossos clientes e para a comunidade de cripto de forma mais ampla. Acreditamos no poder e no potencial desses ativos e continuaremos a concentrar o tempo e a energia no apoio a políticas positivas e desenvolvimentos regulatórios para ativos de criptografia nos EUA e em todo o mundo.”

Demonstrando não concordar com a decisão tomada, a plataforma revela que, em sua visão, ativos digitais representam uma nova classe de instrumentos financeiros que desafiam classificações simples como título financeiro, commoditie ou moeda.

“Muitos ativos digitais ocupam um, dois, ou todos os três dependendo do seu contexto de uso”.

De acordo com o comunicado, os residentes americanos que negociam tais ativos em sua plataforma devem finalizar todas as atividades antes do dia 29. Assim que os serviços forem finalizados nos EUA, os clientes poderão sacar tais ativos de sua carteira enquanto a plataforma viabilizá-los em âmbito global.

Ademais, a exchange tweetou que a inovação do setor irá continuar, mas os americanos podem não ter participação neste espaço sem uma nova regulamentação.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.