Polygon lançará solução de dimensionamento, mas você sabe o que é isto?

Polygon

Polygon (MATIC) lançará a primeira solução de dimensionamento de camada dois equivalente ao Ethereum, chamada Polygon zkEVM

Com base na tecnologia Zero Knowledge (ZK) Proof ou zk roll-up, como o nome sugere, esta solução fornecerá aos desenvolvedores as ferramentas para conectar “aparentemente” ao setor financeiro descentralizado (DeFi).

O Polygon zkEVM operará como um equivalente de Ethereum Virtual Machine (EVM), o que significa que será muito mais poderoso do que seus equivalentes compatíveis. Como o lançamento afirma, essa tecnologia foi pensada para estar a pelo menos uma década de distância.

A solução de dimensionamento permitirá que os desenvolvedores “se beneficiem totalmente de todo o ecossistema da Ethereum”, removendo o atrito do processo de migração de um contrato inteligente ou aplicativo descentralizado (dApp) para a infraestrutura da Polygon. A versão afirma que os desenvolvedores não precisarão realizar modificações ou “reimplementar” o código para concluir esse processo.

A solução de dimensionamento usará a Zero Knowledge Proof para reduzir os custos e a velocidade das transações, permitindo que os desenvolvedores “executem transações arbitrárias”, como operações de contratos inteligentes fora da cadeia. Enquanto isso, a solução preservará provas e dados na blockchain Ethereum.

Conforme visto abaixo, a solução zkEVM agrupará transações em lote para reduzir as taxas de gás e os custos gerais para todos os usuários.

Polygon
Fonte: Polígono

Portanto, esta solução da Polygon fornecerá aos desenvolvedores e usuários de contratos inteligentes uma solução escalável rápida, de baixo custo e alto desempenho, ao mesmo tempo em que aproveita a segurança da rede Ethereum. Esta nova solução, afirma o lançamento, tornará o Polygon mais atraente para pagamentos e dApps DeFi.

Ao contrário de outras soluções de escalonamento de duas camadas, o zkEVM oferecerá liquidação de transações mais rápida e “eficiência de capital muito melhor”. Mihailo Bjelic, cofundador da Polygon, disse o seguinte sobre a solução de escalabilidade equivalente ao EVM:

O santo graal da infraestrutura Web3 deve ter três propriedades principais: escalabilidade, segurança e compatibilidade com Ethereum. Até agora, não era praticamente possível oferecer todas essas propriedades de uma só vez. O Polygon zkEVM é uma tecnologia inovadora que finalmente alcança isso, abrindo assim um novo capítulo de adoção em massa.

Polygon alcança o impossível com sua solução de escalabilidade L2?

A solução de escalabilidade zkEVM também permitirá que dApps compatíveis com EVM em outras redes migrem para o ecossistema Polygon “simplesmente alternando nós”. Assim, atraindo mais desenvolvedores e usuários para esta rede baseada em Ethereum. Jordi Baylina, cofundador da Polygon Hermez, acrescentou:

Muitos acreditavam que um zkEVM estava a anos de distância, ou não era prático ou competitivo. Ninguém acreditou em nós, mas Polygon sim.

Os dados compartilhados no comunicado de imprensa afirmam que a solução zkEVM da Polygon será capaz de reduzir as taxas de transação em até 90% com o potencial de continuar reduzindo esse custo no futuro. Como parte do anúncio, a Polygon lançará o código-fonte de sua solução de escalabilidade.

No final do ano, a equipe por trás do zkEVM implantará uma rede de teste com um possível lançamento da rede principal previsto para o início de 2023. No momento da redação, o preço da MATIC está sendo negociada a US$ 0,91 com um lucro de 129,93% nos últimos 30 dias, de acordo com Coin Market Cap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_