Por que a BitFury está construindo um serviço de música baseado em blockchain?
O que a BitFury quer no ramo de música?
O Bitfury Group, uma empresa de mineração de Bitcoin que se tornou uma companhia global baseada em blockchain localizada em Londres, anunciou que lançará uma divisão de entretenimento responsável por desenvolver uma plataforma de música open source, construída sobre tecnologia blockchain.
- Leia mais: ATMs de Bitcoin no mundo ultrapassam 4 mil: qual é o motivo por trás do rápido crescimento?
De mineração de Bitcoin para rastrear o IP de músicas em uma blockchain
Companhias tecnológicas tentando adentrar a indústria da música não é nada novo. Entretanto, a Bitfury é uma figura significativa na indústria blockchain, o que torna a incursão particularmente interessante. O objetivo de descentralizar a indústria da música tem sido um sonho, mas agora pode esta próximo da realidade.
A plataforma open source, chamada SurroundTM, simplificará a transferência segura de direitos autorais. Em seu cerne, o projeto visa a criação de um ambiente que permita aos músicos gerirem seus interesses de forma muito mais eficiente. Isso inclui monitorar a movimentação de ativos, ver o que funciona e, mais importante, o que não funciona. De acordo com a Bitfury, a SurroundTM liderará o caminho da promoção de inovação dentro da indústria.
Falando à Reuters, o CEO da Bitfury Surround, Stefan Schulz, comentou:
“Há um forte impulso atualmente para uma plataforma de entretenimento aberta baseada em blockchain, na qual os participantes do mercado participarão da receita, não apenas do ponto de vista transacional.”
A plataforma buscará fornecer um sistema digital para monetizar e compartilhar propriedade intelectual. A empresa está planejando criar escritórios em Tóquio, Los Angeles e Seul. Schulz, um veterano do entretenimento e da indústria da música, afirmou que, embora a plataforma atual esteja sendo montada e desenvolvida, ela ainda demorará para ficar completa.
Bitfury não é a única grande empresa a ver blockchain como solução para gestão de direitos autorais. Por meio de uma plataforma de licenciamento, a plataforma blockchain da Kodak também oferece aos fotógrafos a habilidade de registrarem suas imagens e assegurarem suas propriedades intelectuais.
Bitfury se torna o mais recente “unicórnio” da mineração de Bitcoin
Recentemente avaliada em US$1 bilhões, o Bitfury Group angariou US$80 milhões de investidores no fim do ano passado, incluindo da Galaxy Digital, empresa liderada por Mike Novogratz. A contribuição do ex-diretor de fundo do Fortress Investment Group ajudou a colocar a Bitfury na categoria de “unicórnio do blockchain“, habitada por empresas como Bitmain, Coinbase e Circle.
Fonte: CCN