Por que Ethereum e XRP dominaram o rally das altcoins em 2020?

Rally das altcoins de 2020 não atingiu todo o mercado de maneira uniforme, como ocorreu em 2017

O domínio do Bitcoin é um dos maiores motivadores por trás de seu interesse institucional e adoção convencional. No entanto, em antecipação a um rally das altcoins, foi observado que o domínio de Ethereum e XRP aumentou 1,1% e 2,6%, respectivamente, com base nos dados do relatório da CoinGecko.

Contra a recuperação gradual do preço do Bitcoin, o preço da Ethereum aumentou mais de 50% em novembro e quebrou $ 600, pela primeira vez desde 2018. Essas duas altcoins se destacaram por seu alto volume de trade, enquanto o volume de trade do Bitcoin nas exchanges à vista aumentou 3,6 bilhões ou 18,8% de 1 de novembro até o momento o momento da publicação desse texto. Apesar de uma alta de preços, seu domínio foi limitado a 65,7%, ao contrário do rally de 2017.

Why ETH and XRP dominated the altcoin rally in 2020

As 30 principais criptomoedas com base no domínio || Fonte: CoinGecko

 

A alta das altcoins teve mais motivadores e a falta de uma rápida institucionalização deixou espaço para a volatilidade dos preços. Essas duas principais altcoins, ETH e XRP, dominaram o rally das altcoins entre as 10 principais criptomoedas com base na capitalização de mercado. O rally das altcoins foi aquele que quebrou vários recordes para a ETH, contra outras altcoins. Com base nos dados fornecidos, o total de contratos em aberto das opções da ETH aumentou 50 vezes este ano e está se aproximando de US$ 1 bilhão.

Why ETH and XRP dominated the altcoin rally in 2020

Total de opções ETH OI || Fonte: Skew

 

O que é interessante aqui é que uma alta de altcoin sempre foi examinada sob as lentes de uma bull run do Bitcoin, contudo, a alta das altcoins atual tem sido mais dominante em termos de volatilidade, capacidade de resposta e volume de trade em comparação com a bull run do Bitcoin.

Outros concorrentes foram Litecoin e Chainlink, no entanto, com base na capitalização de mercado e no volume de trade, Ethereum e XRP dominaram a última temporada e ofereceram retornos de dois dígitos sobre as carteiras. Embora DeFi tenha dado aos traders varejistas uma chance para seus investimentos, XRP e ETH fecharam o mês com um aumento de preço maior do que o Bitcoin. Contra a alta de 42% do Bitcoin, o XRP viu seu crescimento mês a mês disparar em + 177%.

rally altcoins

5 principais retornos de preços de criptomoedas || Fonte: CoinGecko

 

Além de melhor desempenhos que Bitcoin e DeFi, o XRP ofereceu 177% de retorno em novembro, e isso foi uma surpresa para a maioria dos traders. Os retornos de três dígitos fizeram do XRP o melhor desempenho na alta das altcoins e é provável que a alta dos preços das altcoins tenha aumentado o interesse dos traders de varejo em HODLing.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.