Por que o Crypto Clash do Discord é importante

Os devotos do Discord se opuseram a uma integração de carteira cripto, revelando tensão entre sua base de usuários. Qual será o aplicativo social cripto preferido?

O aplicativo de bate-papo Discord rapidamente se tornou o lar, de fato, para DAOs, a novidade mais quente em cripto. DAOs (organizações autônomas descentralizadas) são grupos de trabalho que se reúnem com um propósito comum, como investir em NFTs ou construir ferramentas de blockchain, e não têm um único supervisor. A maioria deles funciona exclusivamente no Discord.

Por isso, foi uma surpresa descobrir esta semana quantos dos principais usuários do Discord veementemente não gostam de cripto. Na segunda-feira, o fundador do Discord, Jason Citron, tuitou uma imagem provocando uma possível integração do Discord com carteiras cripto, MetaMask e WalletConnect.

A reação dos usuários do Discord foi alta e imediata. “Mal posso esperar para contar aos meus amigos que o Discord está encorajando esquemas de pirâmide, com grande custo para o meio ambiente“, tuitou um usuário, encorajando as pessoas a cancelar suas assinaturas do serviço premium, Nitro, da Discord. Outro tweetou : “Discord precisa ver uma queda na receita para impactar suas decisões AGORA, então este é o melhor momento para cancelar assinaturas e mudar.”

Na quarta-feira, Citron retornou ao recurso de cripto: “Obrigado por todas as perspectivas a todos. Não temos planos atuais para lançar este conceito interno.”

Isso é muito ruim, porque o Discord tem a chance de se tornar a rede social preferida para todos os que usam cripto. No momento, isso é indiscutivelmente uma disputa entre o Twitter e o Telegram. Mas Discord estava ganhando rápido. Como Lauren Garcia, uma consultora de cripto OG e PubDAO, disse ao fundador da Decrypt, Josh Quittner para sua coluna DAO Diary no mês passado:

“Não me lembro de Discord ser algo na corrida de touros de 2017 – era tudo sobre o Telegram naquela época. De alguma forma, mudou para o Discord porque tem mais recursos.”

Na verdade, o tweet inicial do Citron foi em resposta a uma postagem de Packy McCormick que divulgou como os DAOs migraram para o Discord por causa de suas ferramentas úteis de gerenciamento de grupo.

“Se você está iniciando um DAO hoje, é extremamente provável que você escolha o Discord para alavancar os bots”.

Escreveu McCormick.

“Essas ferramentas dão à sua comunidade superpoderes que você não pode acessar totalmente em outro lugar … Discord precisa se apoiar aqui.”

Citron tentou fazer exatamente isso e se inclinar, mas saiu pela culatra. Seu aplicativo foi feito para jogadores, e esses jogadores não querem que o Discord suporte cripto. (Eles sabem sobre todos os DAOs que já existem? Alguém quer contar a eles?) Amy Wu, uma sócia da Lightspeed Ventures, que investiu pesadamente em jogos NFTs como, Axie Infinity, não ficou surpresa com o retorno, mas está otimista quanto a isso, eventualmente os jogadores podem tornar-se receptívos às criptos. Afinal, mundos metaversos como, Axie, Decentraland e The Sandbox já mesclam NFTs com jogos.

“Eu acho que os jogadores sabem há muito tempo que, há uma tendência profunda de sentimento anti-cripto na comunidade de jogos hardcore”.

Disse Wu, na mesa redonda ao vivo, da Decrypt, na sexta-feira.

“Eles realmente acham que existem muitos golpes. As pessoas que estão trabalhando na interseção de jogos e cripto realmente precisam pensar em, como envolver autenticamente as duas comunidades. Elas são comunidades muito distintas, hoje. Acho que no futuro elas se fundirão , mas essa não é a realidade hoje.”

Mas alguns usuários do Discord parecem verdadeiramente imóveis. Mesmo depois que Citron tweetou que o Discord não adicionaria uma carteira cripto, um usuário respondeu:

“Lembre-se: não re-submeta o seu Nitro até que o Discord adote uma postura anti-cripto de linha dura. Recuar no Twitter é fácil e os CEOs esperam que você esqueça isso em cerca de um mês e empurre-o de qualquer maneira.”

Zulip, um aplicativo de bate-papo rival, já está tentando usar o crypto kerfuffle do Discord para se comercializar:

“Nosso compromisso: @zulip não integrará uma carteira de criptoativos, emitirá criptos, promoverá NFTs ou de outra forma tentará lucrar com o ouro dos criptos rush”, tuitou na sexta-feira.

Pessoalmente, acho o Discord extremamente barulhento, mas também vejo por que ele funciona tão bem para DAOs, com seus canais permitidos e threads de propostas. O Discord é a plataforma mais promissora para combinar os bons atributos das criptomoedas e da Web 3, incluindo ferramentas de governança que podem vetar fraudes, em primeiro lugar.

Se o Discord ficar do lado dos jogadores e resistir à cripto, ele corre o risco de perder DAOs e pessoas para outra plataforma como, Telegram ou Signal – e perder o futuro.

Fonte: DeCrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8