Por que o valor do Bitcoin não foi afetado pela retirada da proposta de ETF da CBOE?

Mercado permaneceu estável, mesmo após a retirada do pedido de ETF baseado em Bitcoin da CBOE

No dia 23 de janeiro, a CBOE e a VanEck retiraram oficialmente a proposta de ETF baseado em Bitcoin, antes do prazo de decisão, em fevereiro.

Analistas esperavam um declínio no valor do Bitcoin após a retirada do pedido, tendo em vista que era a maior esperança para um ETF de Bitcoin até então.

Sem impacto visível

No programa da CNBC, ETF Edge, o CEO da VanEck, Jan van Eck, declarou que a investida do governo dos Estados Unidos forçou a instituição a retirar sua proposta. A falta de pessoal na comissão preveniu a continuação de discussões sobre vários aspectos do pedido.

“Nós estávamos engajados em discussões com a SEC sobre os problemas relacionados a Bitcoin, custódia, manipulação de mercado, valores e isso precisou parar. Desta forma, em vez de tentar pressionar ou algo do tipo, nós retiramos a aplicação e nós reintroduziremos quando a SEC retornar com todo o pessoal,” afirmou van Eck.

Mais de 12 horas após a retirada da proposta, o valor do Bitcoin permaneceu estável em US$3500, parecendo não ter sido afetado pela notícia.

Webitcoin: Por que o valor do Bitcoin não foi afetado pela retirada da proposta de ETF da CBOE?

Alex Krüger, um analista de criptomoedas e economista, declarou em uma entrevista que a falta de movimentação nos cripto mercados após a retirada da proposta de ETF pode significar que não havia uma quantidade suficiente de investidores se importando sobre o ETF, ou participantes importantes do mercado ainda estão processando a notícia.

“O mercado não estar reagindo significa que ninguém se importa mais, ou que grandes figuras não processaram as notícias ainda,” afirmou Krüger.

Considerando que uma quantidade significativa de tempo passou desde a decisão sobre o ETF foi publicada, é muito provável que o mercado em baixa das criptomoedas leve a um declínio no interesse e consequente demanda por um ETF.

Krüger ressaltou ainda:

“A baixa é debatível. Se o mercado reagisse negativamente à rejeição em 27 de fevereiro, uma retirada pode ser positiva.”

Não esperemos por um ETF em 2019

Historicamente, assim como qualquer outra proposta de ETF, a SEC tende a esperar até o último dia do prazo para aprová-lo. A comissão não tem nenhum incentivo para correr com o processo de aceitar uma proposta de ETF antes do prazo final.

A VanEck fará um novo pedido após terminada a investida do governo dos Estados Unidos, o que dará novos 240 dias para que seja tomada uma nova decisão.

A Bitwise, um fundo de cobertura de criptomoedas, realizou um pedido por um novo ETF de Bitcoin em janeiro, e permanece como o mais recente pedido. Desta forma, se um ETF for aprovado este ano, o que é muito improvável, ocorrerá no último trimestre do ano.

Hester Peirce, uma comissária da SEC favorável a criptomoedas, enfatizou anteriormente que a aprovação de um ETF de Bitcoin pode demorar dias ou anos, mas o período ainda é incerto.

Fonte: CCN