Por que os investidores estão apostando no Bitcoin em um mundo pós-COVID-19?

Pandemia da COVID-19 pode ter consolidado o papel do Bitcoin como um ativo de reserva

O ano de 2020 foi marcado por incertezas. Não apenas uma pandemia derrubou os mercados em todo o mundo, mas o cripto-mercado também não estava imune. Com o fim do ano se aproximando, agora parece que muitos investidores estão enfrentando um tipo diferente de dilema. Com o mercado apenas começando a precificar os efeitos das vacinas Pfizer e Moderna da COVID-19, muitos estão confusos sobre o comportamento de certas classes de ativos “de reserva”, como é o caso do Bitcoin.

Bitcoin covid

Fonte: Weiss Crypto Ratings

 

De acordo com um relatório da Weiss Crypto Ratings, após as notícias da Pfizer, o ouro e os títulos do governo caíram drasticamente depois que os temores sobre uma recuperação incerta em um mundo pós-pandêmico se desfizeram.

O Bitcoin, entretanto, permaneceu forte após a notícia, subindo de $ 17.000 para $ 19.000, antes que as correções o definissem. Na verdade, o preço da criptomoeda havia acabado de ultrapassar seu recorde histórico de US$ 19.966 no momento em que este artigo foi escrito.

Ao avaliar as razões para o desempenho do Bitcoin em comparação com títulos do tesouro e ouro, a digitalização iminente de moedas fiduciárias deve ser considerada.

Depois que as moedas fiduciárias se tornam digitais, o valor dos títulos do governo pode ser inflado a uma taxa muito mais rápida. Embora o valor do ouro possa estar além da capacidade de influência do governo, a propriedade à prova de confisco é difícil de conseguir com um ativo que não é fácil de armazenar, argumentou Weiss.

Portanto, pode-se argumentar que as criptomoedas que são armazenadas em blockchains descentralizadas e permitem o controle direto e completo dos ativos são a necessidade do momento.

Este é um sentimento que está sendo cada vez mais compartilhado por muitas indústrias. Na verdade, recentemente, Raoul Paul anunciou que está vendendo todo o seu ouro para comprar BTC e ETH.

“Ok, última bomba – tenho uma ordem de venda amanhã para vender todo o meu ouro e escalar para comprar BTC e ETH (80/20). Eu não possuo mais nada (exceto algumas chamadas de títulos e alguns $ ‘s). 98% do meu patrimônio líquido. Veja, você não pode me categorizar, exceto #irresponsablylong. Boa noite a todos.”

No entanto, de acordo com o CEO da Europac, Peter Schiff, dentro deste debate, os criptocentradores que acreditam que toda a tese de investimento do Bitcoin é baseada no fato de que ele tirará participação de mercado do ouro, estão perdidos. Ele continuou, dizendo que a escassez não é a única parte do argumento, acrescentando “ele precisa ser escasso, mas precisa ter valor.”

De fato, se o Bitcoin atingir seu suprimento máximo de 21 milhões de unidades e não houver demanda em meio à abundância, o Bitcoin será irrelevante.

Contudo, se o sentimento do mercado atual é positivo, há razões para acreditar que a demanda por Bitcoin só vai aumentar, já que prova ser um ativo de forte desempenho em um mundo pós-COVID que se aproxima rapidamente.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.