Por que um ataque de 51% é possível no Bitcoin Cash desde seu halving e como o Bitcoin pode salvá-lo

Atividade da rede do Bitcoin Cash deve continuar caindo após o halving

O Bitcoin Cash (BCH) está enfrentando uma espiral da morte e a pior parte é a total falta de preocupação da comunidade cripto pelo que se reserva no futuro. Após o evento assombroso do halving do BCH no bloco # 630.000 extraído pela Antpool às 12h00 UTC, a recompensa do bloco para os mineradores foi reduzida pela metade (de 12,5 BCH para 6,25 BCH), levando a um êxodo em massa de mineradores para outras moedas lucrativas, como o Bitcoin (BTC) e Bitcoin SV (BSV).

halving Bitcoin Cash

Imagem por: Bitcoin.com

 

Após o halving, o primeiro bloco apareceu duas horas depois – as confirmações normais demoram 10 minutos – sinalizando a espiral da morte dos mineradores ou uma mudança para outras moedas lucrativas. No momento da redação, apenas 23 blocos foram extraídos nas últimas 10 horas com os últimos mais de 1 hora atrás.

A disparidade no tempo necessário para que um bloco seja minerado na rede BCH desde halving (Imagem: Blockchain.com)

 

Atualmente, o Bitcoin é quase 80% mais rentável para minerar do que o BCH e os mineradores devem mudar para o BTC – já que ambos usam o algoritmo SHA256 – o que deixa a blockchain suscetível a um hack de 51%.

Entretanto, a janela deste ataque está definida entre agora e sexta-feira, 10, quando o BSV também realizará um halving. Contudo, uma solução para o BCH está no seu “blockchain pai”, quando o halving ocorrer em maio deste ano.

“O halving pode ser catastrófico para o BCH”

Embora o halving reduza a taxa de fornecimento de tokens PoW, como BTC, BSV e BCH, a receita das mineradoras também é reduzida efetivamente para metade, já que o subsídio em bloco detém mais de 90% da receita das mineradoras.

O êxodo de mineradores deixa a segurança da rede exposta e um ataque de 51% se torna mais fácil. De acordo com o analista cripto, Dan Held, também BD da Kraken FX, o halving pode ser “catastrófico para o Bitcoin Cash”.

Em um tweet enviado na quarta-feira, Dan explicou um possível cenário do “dia do juízo final para o Bitcoin Cash”, afirmando que a cadeia está rolando enquanto os mineradores saem para o BSV e o BTC:

O halving pode ser catastrófica para o Bcash.

 

Bcash halvening ocorre primeiro> blocos tem quedas de subsídios pela metade> mineradores mudam para o Bitcoin (uma vez que compartilham o mesmo algo de hash)> gastos com segurança se tornam perigosamente baixos> ataques de 51% se tornam muito fáceis

BTC/BSV na linha de frente pelo BCH?

O Bitcoin pode ser o super-herói provável para seu fork. Antes de tudo, é crucial entender que o ataque de 51% do BCH exigirá uma quantia considerável de dinheiro para invadir a plataforma – cerca de US $ 18.000 por hora em custos de ataque. No entanto, tudo isso é tornado obsoleto, pois seria mais simples e mais barato extrair o BTC em vez de atacar o BCH.

“[1/2] Em geral, como o BTC tem um preço mais alto que o BCH BSV, o tamanho proporcional das oscilações do hashrate no BTC deve ser menor e a rede deve ser mais estável

 

Contudo, devido ao diferente ajuste de dificuldade, o BTC leva mais tempo para corrigir.” – explicou um Tweet da BitMEX Research.

Os mineradores racionais mudarão para BTC e BSV, o que significa que as duas blockchains esperam um aumento na taxa de hash nos próximos dias. Entretanto, após a sexta-feira (quando ocorre o halving do BSV) e o halving do BTC, o BCH pode ver a realidade pré-halving de volta.

Fonte: CoinGape

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.