Posições em short de Bitcoin atingem suas marcas mais altas: short squeeze a caminho?
Short squeeze de Bitcoin a caminho?
Bitcoin tem declinado desde janeiro deste ano, sem recuperações em vista. As posições em short de Bitcoin atingiram suas marcas mais altas dos últimos tempos na BitMex e outras exchanges que oferecem derivativos. Isto posto, um fenômeno chamado short squeeze pode fazer com que um trader obtenha um bom lucro.
Algo geralmente ignorado, mas importante nos mercados de criptomoedas, são as ações de trading de um ativo específico que afetam os valores, independente de fortes fundamentos, notícias positivas e desenvolvimentos notórios. Ademais, o mercado no geral está fortemente ancorado às movimentações de valor do Bitcoin, significando que uma queda provavelmente causará outros mergulhos, e vice-versa.
Mercados de trading se tornaram mais sofisticados nos últimos anos. Enquanto o Bitcoin só podia ser vendido ou comprado em seus primeiros dias, o advento de contratos futuros, perpetual swaps, posições em short e alavancagem imitaram diversos produtos financeiros de mercados tradicionais. Tomando a BitMEX como exemplo, uma exchange que vende derivativos e conduz bilhões de dólares em trocas XBT por dia. A exchange também é notória por embarreirar traders com manutenções referentes a atualizações.
Ao passo em que mais investidores institucionais se direcionam ao trading de criptomoedas e entusiastas amadores de Bitcoin aprendem dicas dos manuais de trade, o negócio de colocar um token digital em short tem gerado lucros, independente da direção dos valores. Valores em queda podem não mais levar a posições em long, o que mostra perdas significativas e não percebidas. Em vez disso, colocar um ativo digital em short com estratégias básicas de trading pode render milhares de dólares em lucro por trade em cada movimentação de valor.
Mantendo os pontos acima mencionados em mente, é possível imaginar se todos os traders de criptomoedas em short estão lucrando. A resposta é: não. O fenômeno de short squeeze, ou “pulo do gato morto”, pode facilmente tornar o ano de um trader de bom para terrível.
Em termos diários, posições em short para o Bitcoin atingiram suas marcas mais altas na Bitfinex, a quinta maior exchange de criptomoedas do mundo – de acordo com dados do CoinMarketCap. A atividade está bem posicionada no mercado para experienciar um rápido salto nos valores, seguido de uma absurda queda, efetivamente criando o “short squeeze“.
A Investopedia explica:
“Um short squeeze é uma situação na qual uma ação ou commodity muito estocada em short se move rapidamente para cima, forçando mais vendedores em short a fecharem suas posições, acrescentando pressão na ação.”
Uma rápida olhada nos shorts da Bitfinex mostra um padrão peculiar se formando:
Comparação com os valores do par BTC/USD:
Seria esse um erro? Não. É apenas o mercado reagindo a uma direção oposta aos shorts de Bitcoin na Bitfinex.
Movendo o mercado e recebendo Bitcoins a preços baixos estão as “baleias”, ou investidores com grandes quantidades de tokens digitais, que estão aptos a moverem o valor, em vez dos traders comuns. Basicamente, com a quantidade de shorts alavancados demais no mercado, uma baleia, ou um conjunto delas, pode facilmente movimentar os preços para cima, garfando lucros.
Afinal, a pressão de compra está ausente quando shorts estão em suas marcas mais altas, tornando o mercado propício a um rápido aumento no valor.
Enquanto isso, poucos na comunidade de criptomoedas acreditam que estas trocas podem ser baleias, durante tais movimentações. Um usuário do Reddit afirmou:
“Existem algumas teorias da conspiração, afirmando que certas exchanges estão fazendo isso por conta própria, a fim de liquidar as pessoas negociando em suas plataformas, obtendo lucros óbvios.”
Entretanto, eles apontam que as pessoas podem coletivamente formar uma baleia, em teoria, significando que a mentalidade de gado em seguir as posições de outros pode levar a rápidas movimentações de valor em qualquer direção.
De qualquer forma, o mercado parece que passará por um short squeeze mais rápido do que se espera. Como sempre, a melhor prática é aderir a stop losses com gestão de risco apropriada, antes de se aventurar por mercados voláteis.
Fonte: CryptoSlate