Preço da IOTA dispara mais de 15% após o IOTA 2.0 DevNet Nectar entrar no ar

O IOTA 2.0 DevNet Nectar foi ao ar na quarta-feira, uma etapa iniciada em direção à descentralização completa do protocolo IOTA. O novo DevNet traz uma arquitetura modular, além de dar aos nós individuais autonomia para avaliar novas mensagens de maneira descentralizada.

Na quarta-feira, 2 de junho, a Fundação IOTA deu mais um passo em direção à descentralização total. A Fundação anunciou o lançamento de seu aguardado IOTA 2.0 Development Network (DevNet) “Nectar”.

Este é basicamente o protótipo de pesquisa para o primeiro protocolo Tangle totalmente “descentralizado, sem sentimento, sem permissão e seguro”. Após a divulgação da notícia, o preço da criptomoeda nativa IOTA disparou para o norte. Até o momento, a IOTA está sendo negociada cerca de 15% acima, a US $ 1,33, com valor de mercado de US $ 3,92 bilhões.

O anúncio também observa que o lançamento do Nectar é um passo na direção de soluções de criptografia escaláveis, eficientes, sustentáveis ​​e seguras. Nectar terá um papel crucial na preparação para o IOTA 2.0 totalmente descentralizada. Dominik Schiener, cofundador e presidente da Fundação IOTA disse:

“IOTA 2.0 DevNet‘ Nectar ’é um marco importante na trajetória da IOTA em direção à descentralização total. Não posso subestimar a importância deste lançamento: Nectar é a prova viva de que você pode ter DLT feeless, escalável, seguro, com uso eficiente de recursos e totalmente descentralizado. É uma virada de jogo. Agora que o estamos lançando ao público, estamos animados para ver seu desempenho. O feedback sobre os recursos e casos de uso do DevNet será essencial à medida que continuamos nos preparando para a atualização final Coordicide.”

IOTA 2.0 DevNet: rumo à total descentralização

A introdução da descentralização total pelo IOTA 2.0 DevNet expande as capacidades do protocolo IOTA. O anúncio indica que novas mensagens que entram na estrutura de dados interna da IOTA Tange não devem ser protegidas por autoridades centrais como o Coordenador.

Em vez disso, a IOTA Foundation traz um novo sistema elegante de cooperação de nós e recompensas não monetárias. Este sistema incentiva nós individuais para avaliar as transações com confiança.

Além disso, as soluções PoS e PoW geralmente requerem consideráveis ​​recursos monetários e computacionais. No entanto, o IOTA 2.0 DevNet dependerá da validação de consenso de rede. Assim, ele recompensa os nós honestos com um token alternativo “Mana” e os nós podem continuar a adquiri-los com um comportamento honesto. Esses nós avaliam novas entradas de mensagem no Tangle. Em troca, eles recebem recompensas em tokens “Mana” pelo processamento de transações que trazem uma boa reputação. Por sua vez, isso cria um ciclo virtuoso de validação de consenso e reputação do nó.

O IOTA 2.0 DevNet também oferece suporte a uma arquitetura modular. Isso significa que os desenvolvedores serão capazes de implementar atualizações futuras e correções de bugs em módulos específicos. Serguei Popov, PhD, cofundador e membro do Conselho de Administração da Fundação IOTA disse:

“Tudo o que a IOTA faz baseia-se em ideias ousadas apoiadas por pesquisas rigorosas. O protocolo de consenso IOTA 2.0 DevNet é um desenvolvimento particular que nos enche de orgulho. Nós desenvolvemos uma solução DLT matematicamente elegante, eficiente em termos de recursos e segura que eventualmente tornará o Coordenador obsoleto e tornará a IOTA Mainnet totalmente descentralizada, ao mesmo tempo que a mantém perfeita – uma indústria em primeiro lugar.”

O IOTA 2.0 DevNet em breve passará por rigorosos testes incentivados pelos membros da comunidade IOTA. Isso é para confirmar a eficácia do algoritmo de consenso em configurações do mundo real.

Fonte: Coinspeaker

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.