Prefeito de Manaus faz pedido de socorro a Greta Thunberg

Em meio a pandemia do novo coronavírus e o colapso na saúde pública de Manaus, prefeito da cidade pede socorro a Greta Thunberg.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, postou em sua conta oficial do Twitter um vídeo pedindo ajuda à Greta Thunberg, ativista ambiental sueca de 17 anos de idade. Nesse vídeo, ele pede ajuda para angariar recursos através da influência de Greta para combater a Covid-19.

https://twitter.com/Arthurvneto/status/1256605439392915456?s=20

O tweet acima diz:

“Com muita humildade e por tudo o que o estado do Amazonas faz pelo mundo em relação ao meio ambiente, solicitei à ativista ambiental @GretaThunberg, com toda a sua influência, a fim de ajudar a combater o coronavírus.”

 

“É necessário que o mundo conheça o estado bárbaro que estamos vivendo e nos ajude nessa guerra contra a Covid -19.”

Nesse vídeo de SOS ao Amazonas o prefeito pede pela vida dos defensores da floresta e da própria floresta:

“Conheço toda a sua influência, conheço a sua capacidade de entender os sentimentos de outras pessoas. Meu povo está sofrendo muito e é por isso que estou direcionando para você essas poucas palavras. Ajude o Amazonas e a floresta a serem salvos.”

Mesmo sem ainda ter respondido o pedido do prefeito, Greta responde a publicação do Greenpeace sobre a Amazônia durante a pandemia.

https://twitter.com/GretaThunberg/status/1256652029591793666?s=20

Greenpeace postou em sua conta oficial do Twitter:

“Em meio a uma pandemia, o Brasil passa a enfraquecer a proteção dos povos indígenas e de suas terras. Mas as pessoas e o planeta DEVEM vir antes do lucro.”

E Greta Thunberg respondeu:

“Isso é completamente inaceitável. A situação na Amazônia durante a pandemia de coronavírus é realmente alarmante de várias maneiras.”

 

“Devemos defender os defensores da floresta. Não pode haver justiça climática sem direitos indígenas.”

Situação de Manaus diante da Covid-19

Dados atualizados desse sábado (02), levantados pelo G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 6.491 mortes provocadas pela Covid-19 e 92.865 casos confirmados da doença em todo o país.

Separando por estado o Amazonas tem números alarmantes, até o dia de ontem o estado registrou 476 mortes pela Covid-19.

Entre as 20 cidades com maior número de mortalidade por Covid-19, esse cálculo é feito com base no número de óbitos por 100 mil habitantes, o Amazonas tem 7 cidades, são elas: Manacapuru com 29,8 mortes e é a primeira colocada do ranking; Iranduba com 20,7 mortes e á terceira colocada; Autazes com 17,7 mortes e é a quinta colocada; Manaus com 16,3 mortes e é sexta colocada; Tabatinga com 13,7 mortes e é a décima colocada; Mués com 12,5 mortes e é a décima segunda colocada; Itacoatiara com 9,9 mortes e é a vigésima colocada.

Já no caso das 20 cidade com maior incidência de casos por covid-19, cálculo feito por número de casos por 100 mil habitantes, o Estado do Amazonas também sai na frente com 13 cidades na lista.

A taxa de ocupação dos leitos até o dia de ontem (01) era de 94% em todo o Estado.

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.