Presidente da Coreia do Sul defende inovação regulatória blockchain
Em comunicado oficial, Moon Jae-In ressaltou a importância da inovação regulatória blockchain. O presidente acredita que o esforço está relacionado ao que chama de quarta revolução industrial
A inovação regulatória relacionada à tecnologia blockchain é uma questão de sobrevivência para o presidente da Coreia do Sul. Em comunicado de imprensa, Moon Jae-In diz que a questão não diz mais respeito à escolha. Conforme o Cointelegraph, o líder usou a afirmação para defender como fundamental o lançamento de novas bases regulatórias no acolhimento de novas perspectivas de negócios.
No documento compartilhado com os veículos de comunicação, o presidente sul-coreano se refere a ocorrência de uma quarta revolução industrial. Um fenômeno que exige marcos regulatórios diferenciados.
“Embora a inovação regulatória na era da industrialização fosse uma questão de escolha, esta agora é uma questão de sobrevivência, já que estamos vivenciando a quarta revolução industrial, caracterizada por fusões entre indústrias e campos”, disse Monn Jae-In, segundo o Cointelegraph.
O portal de noticias crypto informa, ainda, que o comunicado do presidente anuncia um projeto de aplicações blockchain para quatro áreas. Estão previstas, conforme a matéria, iniciativas que usam a tecnologia de rede distribuída em turismo, finanças, logística e segurança pública.
Zona livre de regulamentação blockchain
O pronunciamento do presidente vem de encontro ao cenário de incentivo à tecnologia blockchain por parte da Coreia do Sul. Como anuncia uma outra matéria do Cointelegraph, o país vem trabalhando no projeto de uma zona livre de regulamentação blockchain. Uma das principais apostas, nesse sentido, é Busan. Trata-se da segunda cidade mais populosa da Coreia do Sul.
Ainda de acordo com o que relata o Cointelegraph, Busan já promove a tecnologia blockchain em múltiplas indústrias, além de atuar numa base para negócios crypto, particularmente no que diz respeito a ofertas iniciais de moedas (ICOs). Além disso, há o plano de lançamento de uma criptomoeda local.
No final do ano passado, o governo sul-coreano também anunciou investimento da ordem de US $ 3,5 milhões para o desenvolvimento de uma usina virtual blockchain em Busan. Trata-se de uma usina de energia distribuída baseada na nuvem e focada em otimizar a geração de energia.
No mesmo sentido foi anunciada, recentemente, um memorando de entendimento entre o KB Kookmin Bank, um grande banco comercial local, e a empresa de tecnologia blockchain Atomics Lab. O objetivo é o crescimento do mercado de ativos digitais e de novos negócios crypto.
COM INFORMAÇÕES DE: COINTELEGRAPH
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.