Presidente da Crypto Capital é preso por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
O presidente da Crypto Capital, uma empresa que realiza trading de criptomoedas pela Bitfinex, foi preso pelas autoridades polonesas
O presidente da Crypto Capital, o suposto “banco sombra” no centro de uma investigação de fraude contra a Bitfinex e o emissor de stablecoin, Tether, foi preso pelas autoridades polonesas.
Segundo sites de notícias poloneses, Ivan Manuel Molina Lee foi preso na Grécia e levado de volta para a Polônia na quinta-feira. As autoridades acusaram Lee de fazer parte de um cartel internacional de drogas e de administrar uma operação de lavagem de dinheiro que desviou fundos entre a América Latina e a Europa.
O Ministério Público Nacional na Polônia declarou que aproximadamente US $ 350 milhões, provenientes “provavelmente de atividades criminosas”, foram transferidos pela Crypto Capital entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018 para várias contas bancárias na Polônia.
- Veja também: Cointradecx elimina o KYC – Privacidade e Segurança
Um mandado de prisão de Lee foi emitido na Europa em 31 de março deste ano. Segundo as autoridades polonesas, a prisão foi um esforço internacional que envolveu, entre outros, Europol, Interpol e a Agência de Combate às Drogas (DEA) nos Estados Unidos. Foi também a “maior apreensão de segurança da história do Ministério Público polonês contra confisco”.
O anúncio da prisão de Lee ocorre dias depois que a Bitfinex entrou com um pedido de intimação na Califórnia para recuperar US $ 880 milhões em fundos da Crypto Capital. Enquanto a Crypto Capital sustenta que é incapaz de devolver fundos porque sua conta na Polônia (entre outros países) foi congelada pelas autoridades, a Bitfinex alega que o processador de pagamento baseado no Panamá distribuiu seu dinheiro em várias contas bancárias para evitar a detecção por parte das autoridades.
Até se tornar envolvida em escândalos e processos judiciais, a Crypto Capital era a favorita entre as exchanges, que de outra forma não podiam acessar processadores de pagamento por seus serviços.
- Veja também: Atlas Quantum começa a vender Bitcoins com desconto
Fonte: Decrypt
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.