Presidente da França declara que a tecnologia blockchain posicionaria a Europa na vanguarda da inovação

O líder francês aposta na tecnologia voltada ao setor agrícola

Recentemente o atual presidente francês Emmanuel Macron solicitou o aumento do uso de tecnologias de dados como o blockchain na União Europeia para alavancar a indústria agrícola e abordar preocupações sobre o rastreio de alimentos.

Durante a abertura da 56ª Feira Agrícola Internacional em Paris no último fim de semana, Macron discursou sobre a necessidade de rastrear e autenticar produtos agrícolas em meio a um cenário de crescente preocupação dos consumidores.

“Faremos isso na Europa, estar na vanguarda dos dados agrícolas, desenvolvendo ferramentas que rastreiam todos os produtos, desde a produção de matéria-prima até a embalagem e processamento”

O presidente acrescentou que “a inovação existe e deve ser utilizada no mundo agrícola”, pois a iniciativa traria “excelência compartilhada” e forneceria benefícios aos consumidores. Tal citação dá grande abertura a tecnologias transparentes e eficazes como o blockchain.

O posicionamento faz parte de uma estratégia de várias partes delineadas por Macron. De acordo com ele, deste momento em diante a política agrícola europeia irá se basear na proteção dos agricultores e consumidores contra mudanças climáticas e riscos apresentados pelo mercado. Uma agricultura mais ecológica e o uso da tecnologia e inovação irão auxiliar na resolução de desafios da indústria.

Caso receba apoio dos países membros da União Europeia, Macron declarou possuir planos para propor uma força-tarefa para garantir um determinado padrão de produtos visando combater a fraude alimentar.

FONTE: COINDESK

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli