Presidente da Venezuela desvaloriza moeda do país em 95%, pareando-a com a Petro

Durante o fim de semana, o presidente venezuelano Nicolas Maduro deu início às mudanças econômicas do país, que vinculam o bolívar à criptomoeda Petro.

Maduro anunciou o plano na semana passada, e está cumprindo com ele. Como parte das mudanças fiscais, o Banco Central da Venezuela desvalorizou a moeda do país em 95% (cerca de cinco zeros), tendo em vista a hiperinflação do bolívar. A nova moeda se chama bolívar soberano, cujo valor se vincula à criptomoeda Petro, que maduro lançou no início do ano como token ERC-20.

Leia mais: Lou Kerner: Bitcoin pode substituir o ouro como padrão financeiro

Um evento histórico, mas sob péssimas condições

A mudança da Venezuela para uma moeda fiat pareada com uma criptomoeda marca a primeira vez que uma nação realizou tal feito. Entretanto, economistas alertaram que a subsequente desvalorização apenas agravará a inflação, que está crescendo anualmente a uma taxa de 108000%, segundo o Bloomberg.

Os venezuelanos já estavam liquidando seus bolívares em Bitcoin no início do ano, apesar de um banimento governamental. A população também está fugindo da Venezuela para evitar a crise, que agora está prestes a se tornar humanitária. Embora as condições não sejam as melhores para um evento histórico para as criptomoedas, Maduro prosseguiu com suas mudanças monetárias, enquanto o mundo assiste ao eventual resultado.

Leia mais: Tether emitiu US$415 milhões em tokens este mês

Presidente da Venezuela desvaloriza moeda do país em 95%, pareando-a com a Petro

A mudança para a Petro está longe de ser uma solução para a crise econômica na Venezuela. O país ainda dança próximo de um colapso econômico. Maduro também está prestes a perder o controle sobre o país. Uma tentativa de assassinato com um drone ocorreu no início de agosto, enquanto o presidente realizava um discurso.

As mudanças dramáticas refletem a disposição do governo atual em fazer o que é necessário para continuar no poder, afirmou Raul Gallegos, diretor associado do Controle de Riscos.

“Maduro parece vulnerável, claramente algo pode acontecer.”

Bancos e caixas eletrônicos estão fechados, enquanto o governo tenta acomodar as novas regras monetárias.

Leia mais: Andreas Antonopoulos: ETFs baseados em Bitcoin são uma péssima ideia

Fonte: CCN