Presidente de El Salvador prevê Bitcoin a US$ 100.000

elsalvador01 interna
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, está bastante otimista em relação ao Bitcoin. Imagem: Reprodução

O político, bastante popular no país – mas não por conta de suas investidas a respeito do Bitcoin – fez várias publicações no Twitter a respeito de seu otimismo com o mercado.

Stonks

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, aproveitou a virada de ano para publicar suas 6 previsões para 2022.

Confira a lista:

  • O Bitcoin valerá US$ 100.000;
  • Dois outros países adotarão a criptomoeda como moeda oficial;
  • A pauta se tornará um problema eleitoral nas próximas eleições norte-americanas;
  • Bitcoin City entrará em construção;
  • Títulos Volcano serão subscritos em excesso;
  • Uma “grande surpresa” na @TheBitcoinConf.
https://twitter.com/nayibbukele/status/1477464599612076038?s=20

O governo salvadorenho legalizou as transações em criptomoedas no país, apesar de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter previsto o contrário. O Bitcoin e o dólar americano são suas moedas oficiais desde setembro do ano passado.

Sendo assim, não é de se admirar que Bukele esteja tão otimista a respeito do ativo descentralizado; afinal, foi o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda oficial. Faz parte de seus interesses que o mercado promova uma “bull run”.

Desagrado

Apesar de Bukele ser bastante popular, a população não gostou da implementação forçada do BTC. Alguns usuários desconfiam da criptomoeda e, em alguns casos, encontram dificuldades para operá-la corretamente.

Diversos protestos foram realizados no país por conta da obrigatoriedade do uso da criptomoeda – que foi desenvolvida como uma alternativa econômica livre e independente.  

Além disso, autoridades econômicas como o FMI, Banco Mundial e Banco da Inglaterra teceram comentários negativos a respeito da iniciativa de Bukele.

Dinheiro sumindo

Chivo, carteira de Bitcoin desenvolvida pelo governo salvadorenho, tem sido alvo de duras críticas dos usuários. Alguns alegam que o dinheiro está desaparecendo da carteira.

Segundo El Comisonado, usuário do Twitter, 50 provas foram coletadas a respeito do problema e o governo teria sido acionado – mas, até o momento, não houve resposta.

Será preciso aguardar por mais publicações do presidente para maiores detalhes a respeito de suas previsões e promessas. Enquanto isso, espera-se mais transparência do governo a respeito dos problemas enfrentados atualmente.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.