Presidente pró-Bitcoin de El Salvador buscará reeleição em 2024

Presidente pró-Bitcoin de El Salvador buscará reeleição em 2024

Depois de aplicar algumas emendas, a Suprema Corte de El Salvador permitiu que Nayib Bukele concorresse à presidência pela segunda vez.

O atual presidente de El Salvador, conhecido como um defensor declarado do Bitcoin – Nayib Bukele – disse que competirá nas próximas eleições presidenciais em 2024. Ao longo de seu governo, El Salvador lançou inúmeras iniciativas de BTC, como transformar a moeda em moeda legal dentro das fronteiras da nação.

Em outra nota, a agência de classificação de crédito americana Fitch Ratings rebaixou o Long-Term Foreign Currency Issuer Default Rating (IDR) de El Salvador (IDR) para “CC” de “CCC”. A entidade disse que o movimento resultou da “posição de liquidez tensa” do país e da economia conturbada.

Bukele determinado para um segundo mandato

Nayib Bukele – o presidente pró-Bitcoin de El Salvador que recebeu 53% dos votos nas eleições de 2019 – disse que também será candidato nas eleições de 2024. Sua decisão vem apesar da constituição do país que proíbe os presidentes de ter mandatos consecutivos.

“Estou anunciando ao povo salvadorenho que decidi me candidatar à Presidência da República”, anunciou Bukele em discurso no Dia da Independência ontem (15 de setembro).

Nayib
Nayib Bukele, Fonte: DW

Embora a lei do país proíba Bukele de participar das eleições de 2024, a Suprema Corte decidiu em 2021 que ele poderia concorrer a um segundo mandato consecutivo. O presidente argumentou que El Salvador deveria seguir o exemplo das nações desenvolvidas onde a reeleição é permitida:

“Os países desenvolvidos têm a reeleição. E graças à nova configuração da instituição democrática de nosso país, agora El Salvador também.”

Vale a pena notar que Bukele tem grandes chances de reconquistar seu cargo, já que a maioria da população local aprova sua presidência. Uma pesquisa recente estimou que 85% dos salvadorenhos pesquisados ​​estão satisfeitos com seu regime.

Além de travar uma guerra contra cartéis de drogas locais e grupos criminosos, a administração de Bukele também prestou atenção especial ao Bitcoin. Em setembro passado, o país ganhou as manchetes tornando-se o primeiro em que a criptomoeda primária é um método de pagamento oficial.

Outros empreendimentos incluem a compra de BTC em um nível macroeconômico e a construção de um enorme hospital para animais de estimação com os lucros. A criação de uma cidade dedicada ao ativo também está na agenda, enquanto no início deste ano as autoridades lançaram “La Casa Del Bitcoin” – um centro de educação que ajuda os indivíduos a aprender sobre os méritos do ativo digital.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.