As previsões do mundo das criptomoedas para 2022

Agora, 2022 está aí, e as previsões para o setor de criptomoedas estão se multiplicando. Qual será a próxima tendência, qual será a próxima moeda destinada a explodir?

As previsões do mundo da criptomoeda para 2022

2021 foi um ano muito importante para o mundo das criptomoedas, tanto pelos recordes alcançados nas cotações de muitas criptomoedas, começando pelas duas rainhas Bitcoin e Ethereum, quanto pela explosão de DeFi, NFTs, e o consequente jogo voltado para o, “jogue para ganhar“.

A segunda parte do ano viu então a revolução tecnológica do metaverso entrar em cena.

De acordo com Henry Arslanian, chefe da PwC Global Crypto, 2022 provavelmente será o ano em que o metaverso se tornará mainstream. Casos como Decentraland e Sandbox, que cresceram aos trancos e barrancos em 2021, devem se multiplicar no próximo ano, de acordo com Arslanian.

“Vinte anos atrás, todas as empresas tinham que apresentar repentinamente sua estratégia de e-commerce ou online. Agora, toda empresa Fortune 500 precisará pensar sobre sua estratégia de metaverso. Espere que firmas de consultoria (como a nossa) cuidem disso”.

2022 será o ano de Ethereum?

Segundo grande número de analistas, 2022 será provavelmente o ano da consagração definitiva do Ethereum, até porque, no segundo semestre, está previsto o lançamento da nova versão – ETH 2.0 – que deve garantir um menor custo de transação, passando para o modelo de, Prova de Participação.

Yenwen Feng, cofundadora da plataforma de negociação de derivativos descentralizada Protocolo Perpétuo, disse:

“Acreditamos que uma vez que Ethereum mude para Proof-of-Stake – PoS, a queda nas taxas de transação na Camada 1 solidificará a posição da Ethereum como referência para o uso de aplicativos DeFi.”

Por outro lado, a competição acirrada de outras blockchains como Solana, Avalanche e Cardano, que são mais escalonáveis ​​e baratos, agora representa uma alternativa viável para desenvolvedores ao mais caro Ethereum.

DeFi e NFT cada vez mais populares em 2022

O ano de 2021 assistiu ao crescimento exponencial das finanças descentralizadas, com o TVL (valor total bloqueado) a crescer 560% desde o início do ano.

De acordo com muitos especialistas, o crescimento deverá continuar em 2022, considerando tanto o crescimento de stablecoins que são a base da DeFi.

Tudo isso, segundo alguns especialistas, também será favorecido por uma regulamentação mais precisa do setor, que irá favorecer as operadoras, tornando o DeFi cada vez mais popular entre os investidores.

“Um crescimento nos serviços DeFi em conformidade com as regulamentações também levará a um grande boom nos fluxos de crédito institucional na economia digital.”

Isso afirmou Sidney Powell, cofundador da Maple Finance.

Matthew Gould, CEO da Unstoppable Domains, uma plataforma de nomes de domínio NFT líder, por outro lado, destacou o desempenho extraordinário de stablecoins em 2021:

“A Stablecoins teve um ano extraordinário em 2021, atingindo uma capitalização de mercado de mais de US $ 152 bilhões. Prevejo que, em 2024, a capitalização de mercado total de stablecoins chegará a US $ 1 trilhão.”

O novo modelo de jogo, jogue para ganhar

A convergência de NFT, DeFi e metaverso está rapidamente nos levando para a Web 3.0.

E o catalisador mais natural para esse novo ecossistema pode ser a indústria de jogos, mais conhecida pelo termo GameFi.

Espera-se que casos como o Axie Infinity, o jogo mais popular da GameFi com mais de 2 milhões de usuários ativos, se multipliquem.

Mas a escolha deve recompensar outras blockchains além de Ethereum, como a de Solana, que também, por esse motivo, é considerada por muitos analistas uma das criptomoedas com as maiores taxas de crescimento até mesmo para 2022.

Não é por acaso que, em dezembro, a Solana Ventures anunciou US $ 150 milhões em investimentos em projetos relacionados à GameFi.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8