Primeira “cidade das moedas digitais” da Austrália aceitará Bitcoin para impulsionar o turismo

A cidade litorânea da Austrália, Agnes Water, está se intitulando como a primeira cidade das moedas digitais do país, em um esforço para atrair viajantes de todo o mundo que sejam aficionados por tecnologia. A jogada tem como objetivo impulsionar a indústria primária da cidade, o turismo.

Leia mais: SBI Holdings lança a primeira exchange do Japão apoiada por um banco

Mais de trinta negócios locais, incluindo provedores de acomodação, guias de turismo, restaurantes e até mesmo um pub estão aceitando criptomoedas, apesar da cidade possuir pouco mais de 2 mil moradores permanentes. “Bem-vindos à Agnes Water-1770, primeira cidade das moedas digitais da Austrália”, é o que aparece em um letreiro de boas vindas posicionado para os visitantes que estão chegando na cidade. As criptomoedas para as quais a cidade oferece suporte são bitcoin, bitcoin cash, NEM, litecoin e ethereum.

Agnes Water

A iniciativa da cidade litorânea em abraçar pagamentos através de criptomoedas surgiu após o agente imobiliário, Gordon Christian, começar a buscar formas de aceitar criptomoedas, após um de seus clientes explorar como processar pagamentos em bitcoin de um cliente. Logo, o interesse de Christian aumentou quando ele descobriu que o Aeroporto Internacional de Brisbane, cuja distância em relação à Agnes Water é uma viagem de carro de quatro horas, começou a aceitar criptomoedas em várias lojas.

Leia mais: Porto de Abu Dhabi lança primeira solução doméstica em blockchain do ramo logístico

Vender a ideia aos negócios locais não foi difícil, ele revelou. Gordon disse à ABC:

“Nós começamos do zero, compartilhamos a ideia com alguns negócios e eles aceitaram de cara. Eu acho eles são viajantes e já tinham ouvido falar desta forma de pagamento. Inicialmente, uns 10 negócios disseram logo de cara: ok, vamos entrar nessa.”

O guia de turismo local, Arty Cipak, acrescentou:

“Se nós precisamos de criptomoedas para atrair turistas à cidade, então vamos utilizá-las.”

Atualmente, 31 negócios locais, incluindo resorts, guarda-volumes, companhias de turismo e restaurantes, estão aceitando pagamentos em criptomoedas através de um aplicativo desenvolvido pela TravelbyBit, uma startup australiana de cripto pagamentos. O CEO da TravelbyBit, Caleb Yeoh, disse:

“Nos temos produtos em toda Austrália, mas as vendas através deles são muito esporádicas. A Agnes Water tem a maior concentração.”

No início, a primeira cidade das moedas digitais de Austrália pode atrair um grande grupo de turistas internacionais, em vez dos destinos mainstream, segundo Yeoh.

“A cidade fez uma jogada estratégica em tentar apelar para um nicho do mercado, visando atrair alguns destes turistas,” ele afirmou.

Yeoh acrescentou:

“Se você viajar o mundo, você vai ter que lidar com diversas moedas, a taxa de câmbio pode ser confusa, às vezes você tem problemas para encontrar caixas eletrônicos, e às vezes você é enganado por cambistas. Viajar utilizando apenas uma moeda global, como o Bitcoin, faz sentido.”

Leia mais: Ether avança 4%, mercado apresenta ligeira recuperação

Fonte: CCN