Primeiro Bitcoin Cash, agora Bitcoin Gold? Outra divisão está a caminho

Bitcoin, dinheiro ou ouro?

Denominado como uma rebelião, o ouro bitcoin visa seguir um plano de lançamento semelhante ao bitcoin cash – o bloco que se separou do bitcoin neste verão por meio de um “hard fork”. A ideia do projeto é liberar um protocolo melhorado, que irá desafiar o Bitcoin Cash em particular, chamado de Bitcoin Gold seus os detalhes agora estão começando entrar em foco.

O bitcoin gold deve ser lançado no dia 25 de outubro

Dirigido por Jack Liao, CEO da empresa de mineração da Hong Kong, LightningASIC, o bitcoin gold deve lançar-se no dia 25 de outubro, com a sua criptomoeda aberta às trocas em 1 de novembro.

Ainda assim, enquanto os sussurros do evento estão apenas começando a se espalhar, a importância do projeto aparece para debate. Dado que o bitcash produziu uma rede bitcoin, em última instância, menor, para não mencionar uma criptomoeda que vale cerca de 12 por cento do bitcoin, a maioria parece ver o plano como outra distração em uma comunidade já dividida.

Leia mais: Fundador do Ethereum descreve um protocolo transformador para ICO

Por um lado, o bitcoin Gold parece que pode ser ainda menor que o bitcash, pois poucos mineradores parecem suportá-lo.

Em declarações, o presidente da BTC.Top Jiang Zhuoer e o CEO da ViaBTC, Haipo Yang – dois primeiros campeões da bitcash – chegaram a minimizar o bitcoin Gold como insignificante.

‘Descentralizado novamente’

Mas enquanto aqueles que estão no topo podem estar céticos quanto ao bitcoin Gold, tem um objetivo que muitos na comunidade podem achar atraente: criando um bitcoin verdadeiramente descentralizado.

Mais notavelmente, os desenvolvedores da rede esperam abrir mineração para mais participantes, substituindo o algoritmo de mineração do bitcoin por um que permita que ele seja extraído com placas gráficas. A ideia é fazer grandes mineradores – às vezes figuras controversas na rede – menos relevantes.

“O Bitcoin Gold implementará uma mudança de prova de trabalho do SHA256 da bitcoin para o Equihash, um algoritmo de memória resistente ao ASIC e otimizado para a mineração GPU”, explicou o desenvolvedor de ouro bitcoin pseudônimo “The Sorrow”.

Que o plano está sendo incubado na China, por muito tempo o viveiro da mineração bitcoin, apenas adiciona outra camada à história. Liao, cujo hardware de mineração em grande parte se concentra na rede litecoin, é visto como uma das poucas vozes domésticas que podem desafiar a ordem estabelecida.

No entanto, Liao foi rápido para nomear uma empresa de mineração em particular, Bitmain, como a razão que mais usuários de bitcoins devem apoiar a ideia. Uma empresa de mineração que esteve no centro do drama bitcoin no ano passado, os críticos há muito argumentaram que a empresa tem muita influência sobre a rede.

É mais fácil dizer do que fazer

Ainda assim, criar uma rede que cresce tão popular quanto a remoção de mineradores é mais fácil dizer do que fazer, e alguns são céticos de que isso levaria ao objetivo final que os defensores do bitcoin gold desejam.

“A GPU de mineração não pode impedir a centralização. A GPU [mercados] é controlada pela Nvidia e pela AMD”, disse Zhao Dong, comerciante e investidor de criptomoedas, em resposta ao plano.

Liao, no entanto, argumentou que a acessibilidade dos produtos das empresas significa que a distribuição do poder de hashing pode evoluir de forma diferente.

As incógnitas de Bitcoin Gold

Novamente, porém, mesmo os líderes do projeto admitem que muitos dos detalhes em torno da divisão são confusos.

O desenvolvedor líder de pseudônimos do Bitcoin Gold, “h4x”, disse que o projeto está “ainda em evolução” e detalhes ainda estão sendo discutidos.

De acordo com o texto original do site, o bitcoin gold planejava mesmo uma oferta inicial de moedas (ICO), pelo qual 1 por cento das moedas de bitcoin gold iriam para a equipe de desenvolvedores, mas esses detalhes foram removidos desde então.

Uma coisa é clara no que diz respeito ao financiamento: por causa da natureza da divisão, todo usuário bitcoin na época terá uma quantidade igual de ouro bitcoin associado à sua chave privada.

Fonte: CoinDesk

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/