Primeiro ministro russo: não descartem as criptomoedas após a baixa do mercado
Dmitry Medvedev fala sobre criptomoedas
O primeiro ministro russo, Dmitry Medvedev, falou sobre a queda do mercado das criptomoedas em um recente discurso proferido durante o fórum científico internacional Gaidar, de acordo com o veículo de notícias TASS.
Primeiro ministro russo alerta sobre desdenhar do Bitcoin
Na terça-feira, Medvedev ressaltou a importância de monitorar de perto a situação do Bitcoin e outras criptomoedas, citando a volatilidade como causa para preocupação, embora tenha declarado que a tecnologia tem seus benefícios e não deva ser deixada de lado.
Falando sobre a extrema volatilidade vista em 2018, o primeiro ministro e ex-presidente afirmou:
“Mas isso, claro, não é razão para enterrar as criptomoedas. Existem lados positivos e negativos, assim como em qualquer outro fenômeno social, em qualquer instituto econômico. E nós devemos observar de perto o que acontece.”
Medvedev discutiu ainda sobre a proteção às negociações, o trabalho sobre as desigualdades sociais, e a velocidade e o escopo da transformação digital global, afirmando que a situação com o mercado das criptomoedas estava está entre os desafios globais.
Rússia está investindo em criptomoedas? #FakeNews
As declarações veem diretamente após um rumor sobre um investimento do governo russo em Bitcoin se tornou viral na esfera das notícias sobre criptomoedas recentemente, com diversos veículos de notícia replicando a história de que a Rússia compraria US$10 bilhões em Bitcoin. A história foi originada de um tweet feita por um economista russo.
O economista Vladislav Ginko recentemente declarou que ele acredita que a Rússia pode utilizar Bitcoin como fundo para evitar sanções, e sua opinião foi adotada como evangelho pelos cripto veículos de notícias, possivelmente em uma tentativa de aumentar o valor do Bitcoin, ou simplesmente bagunçar o mercado. Embora seja possível que a Rússia monte um fundo em Bitcoin, nada foi confirmado.
Rússia regulamentará criptomoedas
A Rússia está preparando um projeto de lei para delinear as regulamentações sobre criptomoedas durante os próximos dois meses, segundo o TASS. A Duma Federal, órgão do parlamento russo, decidirá entre janeiro e fevereiro sobre ICOs e angariação de fundos por meio de criptomoedas, além de outros aspectos sobre troca e gestão de ativos digitais.
O chefe do Comitê da Duma Federal sobre Mercados Financeiros, Anatoly Aksakov, declarou no dia 14 de janeiro:
“A tão aguardada lei sobre ativos financeiros digitais está na Duma Federal para aprovação […]
Ela está juntamente com duas outras: a lei de regulamentação de plataformas de investimento ou angariação de fundos e mudanças no Código Civil. Nós concordamos que a lei sobre ativos financeiros digitais deve ser adotada em conjunto com estes dois atos legislativos. Julgando a informação que eu tenho, isso será realizado entre janeiro e fevereiro. Provavelmente fevereiro. Considere que todas essas leis serão aprovadas.”
Fonte: CCN