Principais bancos centrais anunciam cooperação para criptomoedas

Os bancos centrais se uniram em cooperação para criptomoedas

Os principais bancos centrais estão intensificando a questão das criptomoedas. De acordo com o relatório da Reuters, os bancos da Grã-Bretanha, Japão, Suécia e Suíça entrarão em um grupo dedicado para discutir possíveis casos de emissão de sua própria criptomoeda.

A afirmação veio de uma declaração do Banco da Inglaterra e do Banco Europeu. O grupo será chefiado pelo ex-funcionário do BCE, Benoit Coeure. 

As notícias sobre criptomoedas emitidas pelo banco central estão se tornando cada vez mais consistentes. No entanto, a opinião de diferentes instituições em relação ao conceito parece bastante controverso.

Alguns dias atrás, o presidente do Banco Central da Alemanha, Jeans Weidmann, disse que eles precisam desacelerar com as regulamentações do ‘euro digital’ e do projeto de criptomoeda do Facebook, Libra. A Austrália também afirmou que não há atualmente uma moeda digital do tipo.

Por outro lado, existem vários países como Coréia e Rússia. A responsável pelo Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, disse recentemente que planeja tomar medidas para a criação de sua própria moeda digital. Além disso, ela também revelou que eles começaram a testar em uma caixa de proteção regulatória. 

Ao mesmo tempo, o Banco da Coréia organizou uma força-tarefa para pesquisar uma criptomoedas para o Banco Central

Não se sabe se a criação de um CBDC seria  uma coisa boa para as criptomoedas existentes, o fato é que a tecnologia baseada em blockchain e os ativos digitais baseados nela estão recebendo um reconhecimento sério. Além disso, provém de instituições estabelecidas, o que legitima ainda mais seus casos de uso.

Imagem Machovector por Freepik.
Fonte: Cryptopotato

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao