Principal órgão de supervisão financeira da Coreia do Sul se junta à fiscalização de exchanges

Principal órgão regulador da Coreia do Sul, a Comissão de Serviços Financeiros (FSC), juntou-se ao movimento de fiscalização às exchanges que está em andamento.

Leia mais: CME Group firma parceria para lançar índice de referência para contratos futuros de Ethereum

A FSC agora fará parte da investigação anti lavagem de dinheiro, até então conduzida pelo Serviço de Supervisão Financeira (FSS), a fim de expandir seu escopo, relatou o veículo de notícias Korea Times.

Comentando sobre a ação da agência, o vice-presidente da FSC, Kim Yong-beom, pediu que reguladores de todo o mundo coordenem suas respectivas políticas regulatórias sobre criptomoedas.

Após um pedido do FSS, a FSC checará contas bancárias pertencentes às exchanges sul coreanas com padrões anti lavagem de dinheiro e outras medidas de prevenção de fraude. Conforme reportado pelo Korea Times, o principal assunto da audição expandida será a Bithumb, maior exchange do país, que revelou seus planos de lançar um token próprio.

Ainda de acordo com o Korea Times, Kim Yong-beom disse que, apesar da investigação sobre as exchanges, a FSC não se opõe ao uso de blockchain nos serviços bancários e financeiros, e atualmente está avaliando a utilidade das criptomoedas como forma de pagamento.

Leia mais: CEO da OKEx renuncia ao cargo para “começar uma nova vida”

skflag

O diretor da FSC ressaltou a necessidade de comunicar uma aproximação global sobre políticas regulatórias em relação às criptomoedas, argumentando que uma discussão internacional é necessária.

“Nós estamos testemunhando um desenvolvimento sólido da tecnologia blockchain graças à acessibilidade e à eficiência. Por conta do potencial desta tecnologia de mexer com as regulações atualmente existentes para títulos financeiros, os reguladores devem responder ao desafio.”

Em 6 de maio, o novo chefe do FSS, Yoon Suk-heun, adotou uma postura favorável em relação às criptomoedas, ressaltando seus aspectos positivos e declarando que a agência é responsável por fornecer soluções para auxiliar a negociação de criptomoedas e ajudar a tecnologia blockchain a se tornar melhor.

Na semana passada, foi relatado que a polícia sul coreana iniciou uma investigação sobre a Upbit, uma das maiores exchanges do país, sob suspeitas de fraude. O evento foi um dos fatores que desencadeou a presente queda do mercado das criptos.

Leia mais: Lutadora de MMA Mei Yamaguchi é patrocinada por Roger Ver, famoso entusiasta de Bitcoin Cash

Fonte: The Cointelegraph