Programa piloto da Ripple reduz até 70% dos custos com taxas dos bancos

A startup de registros distribuídos, Ripple, publicou ontem os resultados dos seus programas pilotos baseados na xRapid.

Leia mais: China emitirá padrões de blockchain em 2019, afirma oficial do governo

A companhia focou nos pilotos focados na criptomoeda XRP, declarando que aqueles que adotaram o programa piloto testemunharam economias significativas em taxas, além do reduzido tempo necessário para realizar transferências. A companhia anunciou uma série de parceria nos últimos meses, com companhias que estão usando os programas piloto xRapid e xCurrent, uma outra oferta que não utiliza XRP.

O chefe de produtos, Asheesh Birla, disse ao site CoinDesk que a companhia acompanhou sete projetos pilotos, tendo constatado que os resultados foram bem semelhantes. Como resultado, a startup agregou dados sobre economias de 40% a 70%. Birla também ressaltou que transações entre países tomaram apenas alguns minutos, comparados ao período de dias que pagamentos deste tipo podem tomar.

As plataformas que estão utilizando xRapid reconheceram a agilidade, ele disse, acrescentando que:

“Ele ficaram ‘uau, tudo isso está acontecendo em apenas alguns segundos’, e isso não era possível, tendo em vista a forma como o sistema financeiro tradicional funciona.” 

Leia mais: Austrália considera utilizar blockchain em sua cadeia logística de troca

Embora as transferências de instituição para instituição tenham tomado alguns minutos, as outras transferências tomaram apenas alguns segundos, afirmou Birla. A maior parte do tempo gasto foi causada pelo fato das instituições estarem convertendo moedas fiat para XRP, utilizando exchanges locais.

“Processar e enviar em blocos exige tempo,” afirmou Birla.

Agora a Ripple planeja focar em sair dos programas pilotos para implantar lançamentos completos, embora não haja uma previsão para estes planos.

Asheesh Birla explicou:

“Nós continuaremos executando programas pilotos, e nós estamos trabalhando para dar os retoques finais no produto. Nosso próximo passo agora é mover esses clientes da fase piloto para a fase de produção.” 

Ele acrescentou:

“Com produtos financeiros e pagamentos, não há um Vale do Silício no sentido de mover rapidamente e quebrar coisas, nós queremos ter certeza de que estamos seguros, de um ponto de vista regulatório.”

Leia mais: Ethereum, Bitcoin Cash e Zilliqa exibem ganhos durante recuperação do mercado

Fonte: CoinDesk