Projeto da stablecoin Basis encerrará operações e retornará fundos aos investidores

A mudança supostamente ocorreu graças a preocupações em relação à regulamentação de um tipo de token

De acordo com o jornal The Block, a Basis, grande projeto americano de stablecoin, irá encerrar suas operações e retornar grande parte de seus recursos aos investidores.

Segundo relatórios, o projeto está programado para devolver grande parte da quantia de US$133 milhões arrecadada em favor da iniciativa em abril. Dentre os investidores de base estão grandes nomes do capital de risco, como a Bain Capital Ventures e a Andreessen Horowitz.

De acordo com o The Block, a empresa pretende estabelecer uma comunicação direta para tratar do encerramento, que foi informado nesta quarta-feira, 12 de dezembro.

O CEO e cofundador do projeto, Nevin Freeman, comentou que a mudança ocorreu devido a preocupações quanto à regulação que abrange um dos tipos de token da Basis. Segundo ele, assim como ocorre com outras stablecoins algorítmicas, o protocolo da Basis conta com um “token secundário”, também apontado como token “bond”, que precisa ser comprado para que o token principal se mantenha estável.

“Em alguns casos, tais tokens secundários de ‘ações’ ou ‘títulos’ são títulos (sob a lei americana). (…) Como há um seleto grupo de indivíduos que podem (legalmente) adquirir tais tokens de segurança ‘compartilhados’ ou ‘bond’ (não registrados), os protocolos baseados neste mecanismo podem estar em risco”

WeBitcoin: Projeto da stablecoin Basis encerrará operações e retornará fundos aos investidores

Freeman acrescentou ainda que nem todas as stablecoins algorítmicas “sofrerão o mesmo destino”, caso os tokens de compartilhamento sejam incluídos sem que apresentem uma “fonte direta de capital para a compra de moedas esféricas fora de circulação”.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli