Projeto de Cidade Inteligente da IOTA recebe financiamento de 20 milhões de euros

O consórcio +CityxChange, que inclui a IOTA Foundation, ganhou a oportunidade de liderar um novo projeto de cidade inteligente sob um programa de pesquisa e inovação da União Europeia. Um total de 20 milhões de euros em apoio foram direcionados, a maioria da União Europeia, para que sete cidades da região experimentem as inovações de “energia inteligente”.

Um total de 25 empresas e organizações, incluindo a IOTA, integram o consórcio +CityxChange. O grupo, que será conduzido pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) no projeto, competiu com outras 11 propostas para se tornar o projeto de desenvolvimento para cidades independentes de energia.

Leia mais: American Express acredita que blockchain pode ajudar a comprovar pagamentos

Tecnologia blockchain na melhoria da qualidade de vida das cidades europeias

Durante os próximos cinco anos, as cidades europeias de Trondheim, Limerick, Alba Iulia, Pisek, Sestao, Smolyan e Voru experimentarão o uso de serviços digitais, incluindo blockchain e tecnologia peer-to-peer, para melhorar a qualidade de vida e gerar mais energia do que consomem. Suas experiências serão compartilhadas com outras cidades da Europa para continuar um desenvolvimento mais amplo do conceito de cidades inteligentes.

O financiamento de 20 milhões de euros será fornecido pelo programa europeu de pesquisa e inovação, Horizon 2020. Alguns dos parceiros do projeto acrescentarão 10 milhões de euros “em espécie” para auxiliar nos esforços de implementação de projetos demonstrativos em Trondheim e Limerick.

O projeto +CityxChange foi recomendado por especialistas independentes por mostrar que contribuirá com os “Distritos de Energia Positiva” da Europa.

As soluções de energia propostas incluirão governos locais e residentes, envolvendo toda a cadeia de valor energético do distrito, estendendo para cidades, universidades, grandes empresas, operadores de redes distribuídas, SMEs e organizações sem fins lucrativos.

Leia mais: Binance distribui Everipedia, token sobe 58,22%

shutterstock 449909692

Alinhados com a IOTA

Descrevendo o projeto como “100% alinhado” com o DNA da IOTA Foundation e uma ambiciosa inovação, Wilfried Pimenta, chefe de desenvolvimento de negócios na IOTA Foundation, afirmou:

“Cidades inteligentes são uma das áreas de inovação entre setores com uma das maiores taxas de crescimento na IOTA. Construindo nosso trabalho e parcerias através de mobilidade, energia e mercado de dados, os ecossistemas destas cidades unirão todos esses elementos.”

O co-fundador norueguês da IOTA Foundation, David Sønstebø, está animado em relação ao projeto e para trabalhar com a maior universidade de Noruega:

“Estar apto a explorar e demonstrar a utilidade da IOTA dentro do contexto de cidades inteligentes em diversas cidades na Europa será incrivelmente valioso.”

As empresas, universidades e organizações sem fins lucrativos incluem:

IES R&D, Powel AS, Universidade de Limerick, Agência de Energia de Plovdiv, Future Analytics Consulting, Research2Market Solutions, ISOCARP, TrønderEnergi Kraft AS, ABB Norway, ATB, AVIS Budget Group, Statkraft Varme AS, ESB Innovation RoI Ltd, ESB Networks, Ove Arup & Partners SAU, FourC AS, R.Kjeldsberg, Smart MPower, Space Engagers, Colaborativa, Officinae Verdi, NHP Eiendom e GKinetic Energy Ltd.

O +CityxChange objetiva ajudar as cidades envolvidas no projeto a atingirem seu ideal de sustentabilidade, com zero emissões de poluentes e utilização de energia 100% renovável até 2050.

Leia mais: BlackRock, maior gestão de ativos do mundo, está explorando Bitcoin

Fonte: Bitcoinist.com