Projeto de Lei, visa permitir que trabalhadores brasileiros recebam em Bitcoin

O projeto busca mudar a atual lei que dita que os trabalhadores brasileiros só podem ser pagos com a moeda nacional.

Um projeto de lei que visa permitir que os trabalhadores brasileiros sejam pagos em Bitcoin, foi apresentado à Câmara dos Deputados no dia 5 de novembro. O autor, deputado Luizão Goulart (REPÚBLICA-PR), compartilhou a evolução natural do dinheiro como motivo de sua proposta.

De acordo com o projeto de Lei:

O dinheiro foi uma das maiores criações da história da humanidade. Isso nos permitiu passar de uma sociedade primitiva baseada na troca para uma sociedade extremamente complexa e produtiva.

Bitcoin é a evolução natural do dinheiro. Enquanto todas as formas anteriores comprometiam algumas propriedades – divisibilidade, durabilidade, escassez, vendabilidade através do tempo e do espaço, etc., o Bitcoin possibilitou um novo paradigma na história do dinheiro, e o deputado percebeu.

No auge da crise financeira de 2008, Satoshi Nakamoto, em seu white paper, propõe um ‘sistema monetário digital’ sem a necessidade de confiança em uma instituição financeira. Nossa proposta vai ao encontro dessa modernidade, estabelecendo que o trabalhador possa opcionalmente receber parte de sua renda em qualquer tipo de criptomoeda existente no Mercado Financeiro.

O Brasil tem estado nas manchetes ultimamente quando se trata de Bitcoin. Um recente projeto de lei que buscava legalizar o Bitcoin e a criptomoeda no país, bem como impor regras mais rígidas para empresas que buscam fornecer serviços relacionados, foi mal interpretado como um passo na direção de tornar o Bitcoin uma moeda com curso legal no Brasil.

No geral, os brasileiros têm grande exposição em Bitcoin; o mercado mais amplo de criptomoedas tem visto mais atividade do que o mercado de ações no país há alguns anos.

Mas o projeto de lei é apenas um esboço e só foi apresentado à Câmara hoje. Os deputados ainda precisam discuti-lo e colocá-lo em votação para que o anteprojeto comece a ser apreciado, havendo também a possibilidade de essa lei nunca ser promulgada. Em ambos os casos, uma vez que foi apresentado recentemente, mais informações surgirão nas próximas semanas.

Fonte: Bitcoin Magazine

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_