Projeto piloto adere ao blockchain para rastrear maconha medicinal

Uma das maiores redes de farmácias do Canadá é parceira da TruTrace, que desenvolveu uma plataforma específica para rastrear maconha medicinal

O uso da tecnologia blockchain com finalidades diversas por um amplo leque de setores e cadeias produtivas apresenta mais um interessante case, no Canadá. A Shoppers Drug Mart, uma das maiores redes de farmácias do país, com por volta de 1300 unidades, está participando de um projeto piloto que usa o suporte da tecnologia blockchain para rastrear maconha medicinal, identificando, rastreando e verificando a origem e a genética da cannabis usada para fins medicinais.

O desenvolvimento tecnológico da iniciativa conta com a parceria da TruTrace Technologies Inc, empresa responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma blockchain específica  para registro e verificação de propriedade intelectual da cannabis. A ferramenta fornecida pela player de tecnologia oferece testes obrigatórios, validação de produtos com base em DNA e soluções de proteção de propriedade intelectual. 

Um salto para o uso

A ideia é aumentar a credibilidade e o alcance dos tratamentos que utilizam a maconha medicinal, que são totalmente legais no Canadá, desde 2001, mas ainda pouco utilizados. Em matéria publicada pelo portal The Star, o vice-presidente de desenvolvimento e iniciativas de negócios farmacêuticos da Shoppers, atribui a baixa adesão à falta de  dados e informações precisas sobre medicamentos à base de cannabis, que tragam segurança aos médicos e potencilalizem a indústria.

A visão do representante da rede farmacêutica que está aderindo ao piloto de implantação da plataforma de rastreamento é compartilhada pelo diretor executivo da TruTrace. “Atualmente, há ceticismo do setor médico e estamos tentando ajudar a violar isso. Tudo se resume a informações. Informação é poder, dados são poder. Francamente, os médicos precisam de mais informações e mais dados sobre os medicamentos em que estão prescrevendo aos seus pacientes.”, afirmou Robert Galarza, em entrevista concedida durante a recente edição do World Cannabis Congress.

 

COM INFORMAÇÕES DE: THE STAR

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.