O projeto-piloto de teste CBDC da Rússia começa em 1º de abril, mas não é mentira
A Rússia progrediu em relação à sua iniciativa do CBDC e divulgou recentemente seus planos para lançar o Rublo Digital no início do segundo trimestre deste ano
De acordo com uma declaração publicada pela agência de notícias local, TASS, o banco central da Rússia, amplamente conhecido como Banco da Rússia, iniciará o teste piloto da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) com clientes reais até 1º de abril de 2023.
Durante o fórum Cibersegurança nas Finanças, Olga Skorobogatova, Primeira Vice-Presidente do Banco Central, mencionou que até treze bancos participariam desta fase de teste piloto.
Notavelmente, esses treze Bancos se mostraram tecnicamente aptos a participar desse projeto-piloto pelo fato de terem aprovado todos os testes técnicos e operacionais necessários neles realizados.
- Veja também: Robert Kiyosaki se junta ao debate Bitcoin e discorda das opiniões de Charlie Munger sobre criptomoeda
Planejamos lançar o projeto do rublo digital em 1º de abril com transações entre pessoas físicas e pagamentos em empresas de comércio e serviços no início, nesta fase. Chamo imediatamente a vossa atenção para o facto de o piloto realizar transações reais, clientes reais, mas para um número limitado de transações e para um número limitado de clientes com 13 bancos que já confirmaram tecnicamente a sua prontidão.
Pessoas comuns não terão permissão para participar das transações ponto a ponto do teste do Rublo Digital. Após esse projeto de teste piloto agendado, o Banco Central decidirá se e como expandir o experimento.
Rússia amplia horizonte com CBDC
Assim como muitas outras nações, a Rússia tem pesquisado como implantar um CBDC para transações fáceis e convenientes. A primeira proposta para o projeto CBDC surgiu em 2020.
No entanto, a necessidade de uma moeda digital nacional se intensificou quando o país devastado pela guerra começou a buscar um meio de contornar as sanções impostas contra ele por várias autoridades globais, incluindo os Estados Unidos.
Na época, foi publicado um documento de consulta considerando o design de um potencial rublo digital.
Em seguida, o Banco começou a considerar a imposição de taxas nas transações da CBDC, embora fosse planejado que fosse menor do que o exigido para transferências seguras. Além disso, a Rússia considerou envolver a moeda digital nacional como um acordo mútuo com regiões como a China, com o objetivo final de mitigar a hegemonia financeira global dos EUA com o dólar.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future