Proposta de privacidade em NFTs chama atenção do fundador do Ethereum

nft07 interna
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, gostou da ideia do desenvolvedor. Imagem: Reprodução

Autor sugeriu uma extensão ERC-721 para criar endereços “stealth”; transações seriam ocultas na rede.

NFTs com mais privacidade

Anton Warhstätter, pesquisador Ethereum (ETH), lançou uma proposta de extensão para o ERC-721 que chamou a atenção de Vitalik Buterin, um dos fundadores do ecossistema: a possibilidade de realizar transações de tokens não fungíveis (NFTs) de maneira privada.

Para tanto, Warhstätter propõe a utilização de um sistema criptográfico chamado de zk-SNARKs. Por meio dele, endereços “stealth” seriam utilizados para a realização de transações.

Um endereço único será criado para cada transação e os dados serão verificados e sincronizados em uma Merkle Tree. Com isso, será possível enviar, armazenar e queimar tokens sem deixar muitos detalhes à vista na blockchain pública.

O padrão ERC-721 é o padrão de tokens do Ethereum para tokens não fungíveis. Ele foi apresentado por Dieter Shirley como proposta de melhoria ao Ethereum (EIP) em setembro de 2017.

Buterin gostou disso

Apesar de a proposta ainda estar no campo das ideias, Buterin demonstrou interesse e foi ao Twitter tecer um comentário elogioso:

“Ideia: endereços stealth para ERC-721. Uma iniciativa low-tech para adicionar uma quantidade significativa de privacidade ao ecossistema NFT. Com isso, você seria capaz de, por exemplo, enviar um NFT para vitalik.eth sem ninguém, exceto eu (o novo dono), saber quem será o novo dono.”

Porém, Buterin apontou que a ideia de transações anônimas provavelmente pode ser concretizada por meio de “tecnologias muito mais leves”.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.