Próximo a sua atualização, a confiança é alta entre os defensores do ethereum
“Não há motivos para acreditar que este será controverso”.
A poucos dias de fazer uma das suas maiores atualizações, a confiança é alta entre os defensores do ethereum, segundo a qual a segunda maior blockchain do mundo evitará erros do passado e navegará com sucesso em uma mudança de código para a base de código programada para a noite de domingo.
“Espero que nada aconteça”, disse o desenvolvedor da Fundação Ethereum e designer Alex Van de Sande.”Nada aconteceu com os garfos anteriores, exceto por um”.
Embalando uma série de atualizações projetadas para tornar o Ethereum mais leve, mais rápido e mais privado, a atualização, chamada Byzantium, será editada no bloco 4,370,000 na blockachain ethereum. No entanto, é como a mudança será decretada – usando um hard fork – que tenha alguns problemas conscientes de possíveis problemas.
Uma estratégia comum (ainda que controversa) para atualizar as blockchains, o ethereum passou por três garfos difíceis sem complicações. Ainda assim, a lembrança do garfo que não foi ao plano ainda é importante.
No verão passado, um garfo difícil de emergência viu um contingente da comunidade continuar a mineração na velha blockchain, criando um novo trunfo, o ethereum classic. No final, alguns usuários e empresas perderam fundos, enquanto o ethereum de repente enfrentou uma alternativa concorrente no mercado.
Otimismo geral
Dito isto, a maioria dos usuários e desenvolvedores estão abraçando esse garfo especial, em parte, porque ele pretende executar mudanças gravadas no roteiro do ethereum desde o protocolo lançado em 2015. Quando contatado, os desenvolvedores concordaram em grande parte com essa perspectiva, expressando entusiasmo por as alterações a serem incluídas na atualização.
Leia mais: O valor de um bitcoin atingiu uma nova alta histórica de R$17.508,00
Stephen King, o principal e co-fundador do aplicativo imobiliário com base em ethere RexMLS, estimulou o otimismo de Van de Sande, enfatizando os testes bem-sucedidos que foram concluídos.
“O garfo é bastante sem intercorrências. Tudo foi suave na Ropsten, e parece que todo o resto está no bom caminho para uma transição saudável”, disse.
Ropsten
A Ropsten é a rede de teste do ethereum e, embora a rede tenha sofrido um ataque de spam, tornando as transações impossíveis e movendo alguns desenvolvedores para um testnet privado, os desenvolvedores disseram que tudo se moveu como esperado.
A equipe foi mesmo capaz de verificar uma transação usando a tecnologia por trás da criptografia zcash, um mecanismo que foi adicionado ao roteiro Byzantium no início deste verão.
E esta possibilidade de transações privadas e contratos inteligentes é algo que muitos, incluindo King, são particularmente entusiasmados.
Van de Sande também sublinhou as implicações de privacidade, argumentando que as adições que acomodam a tecnologia subjacente ao zcash são a atualização mais para o usuário na mix.
“É legal se você pensa sobre as novas possibilidades”, disse ele, pintando uma imagem de um aplicativo de votação blockchain com privacidade construída, protegendo quem votou em relação a qual candidato.
Dito isto, Byzantium é um “garfo muito técnico”, disse Van de Sande. A maioria das mudanças, diz ele, será difícil de entender para os usuários, mas um alívio para os desenvolvedores que terão mais opções para a construção de aplicativos em cima do ethereum.
Oposição
Mas enquanto, em sua maior parte, as mudanças não são controversas, um protocolo de melhoria do ethereum (EIP) gerou alguma controvérsia nos últimos meses.
Ao reduzir a emissão de éter em cada bloco, o EIP tem o potencial de reduzir os lucros da mineração e, como é de se esperar, alguns mineradores não estão muito felizes com isso.
Pelo menos um movimento de protesto visível, chamado Etherite, surgiu em resposta, e seu principal desenvolvedor, Dylan Young, acredita que as mudanças poderiam desligar os mineradores com lucro.
“O problema é que há muitos mineradores e pools que são os únicos para a receita e na verdade não sabem para o que eles estão contribuindo”, disse Young, acrescentando que alguns mineradores com quem ele falou estão “completamente inconscientes” das mudanças.
Outros, disse ele, sentiram que não tinham “escolha” sobre a redução da recompensa do bloco.
Posição das mineradoras
Um representante do grupo mineiro Nanopool, que representa cerca de 9% do hashrate ethereum, parecia concordar. “Block recompensa é uma questão secundária, que está sob controle da Ethereum Foundation. Sejamos honestos. A história do Ethereum é escrita por desenvolvedores e investidores, e não por mineradores agora”, disse o representante.
Ainda assim, eles não pareciam muito interessados no debate, argumentando que os benefícios e as desvantagens dessas mudanças econômicas são “difíceis de prever”.
Além disso, Etherite não parece ganhar muito impulso, com apenas uma postagem Reddit e um colaborador GitHub. E os operadores de pool de mineração que responderam não estavam interessados em se juntar ao movimento.
Um possível motivo para isso, de acordo com Van de Sande, é que realmente a maioria dos mineradores entende que, enquanto Byzantium reduzirá cada recompensa de bloco de 5 ETH a 3 ETH, a mudança também aumenta a frequência com que esses blocos são criados, dando aos mineradores mais chances de ganhar a recompensa.
Com isso, Van de Sande argumentou, os mineradores ainda devem fazer a mesma quantia de dinheiro que antes da bifurcação.
Fonte: CoinDesk
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.