Quais Seriam as 3 Wrapped Coins Mais Uteis, Hoje
Você sabe o que são Wrapped Coins? Vamos falar um pouco para quê elas servem, qual foi o motivo do surgimento e quais são as mais utilizadas.
Um Breve Resumo Sobre o que Está Embrulhado
Segundo Documentação da Binance Academy, Wrapped Coins ou Wrapped Tokens são criptomoedas que têm seus valores atrelados a outras criptomoedas ou ativos. O nome se deve ao fato de que o ativo original é colocado em um “wrapper”, uma espécie de cofre digital. Isso permite que o ativo seja replicado (versão wrapped) em uma outra rede blockchain. Por exemplo, simplificadamente, o WBTC é um token que replica o Bitcoin na rede Ethereum.
Mas por quê? Bem, diferentes blockchains oferecem um conjunto diferente de funcionalidades. E na maioria dos casos, é impossível ter comunicação entre essas redes. Em outras palavras, a blockchain do Bitcoin não “sabe” o que está acontecendo na blockchain da Ethereum. Porém, com o uso de wrapped tokens, é possível criar uma espécie de ponte entre diferentes redes (que são tecnicamente incompatíveis).
Tecnicamente Falando a Respeito de Wrapped Coins e Tokens
O que seriam, exatamente?
As Wrapped Coins ou Tokens são uma versão tokenizada de outra criptomoeda. É um token que tem o valor atrelado ao ativo que ele representa e que, na maioria dos casos, pode ser rapidamente convertido de volta para o ativo original (unwrapped). Geralmente, o wrapped token representa um ativo de uma blockchain diferente da qual ele foi criado.
Semelhança com stablecoins
Considerando que um wrapped token tem o seu valor determinado por um outro ativo, podemos dizer que é, de certa forma, parecido com uma stablecoin. No caso de uma stablecoin, este outro ativo costuma ser o dólar ou outra moeda fiduciária. No caso de um wrapped token, este ativo é geralmente uma criptomoeda de outra blockchain.
A utilidade e necessidade
Como mencionado anteriormente, cada blockchain representa uma rede ou sistema diferente. Portanto, não existe um jeito eficiente e prático de transmitir informações entre estes sistemas. Nesse contexto, os wrapped tokens aumentam a interoperabilidade entre diferentes blockchains – visto que os tokens subjacentes podem ser transferidos de uma rede para outra (cross-chain). Vale lembrar que não há necessidade de se preocupar com o processo de criação ou conversão desses tokens (em inglês, wrapping e unwrapping). É possível negociar esses tokens como qualquer outra criptomoeda. Por exemplo, esse é o mercado de WBTC/BTC da Binance.
- Veja também: O Mistério por Trás das STABLECOINS
3 das Wrapped Coins Mais Utilizadas
WBTC, o Bitcoin na Rede Ethereum
Segundo a plataforma WBTC.Network, o Wrapped Bitcoin oferece o poder do Bitcoin com a flexibilidade de um token ERC20, dentro da Ethereum blockchain. O Wrapped Bitcoin (WBTC) é o primeiro token ERC20 com suporte de 1:1 com Bitcoin. Completamente transparente. 100% verificável. Conduzido pela própria comunidade.
Sendo assim, podemos afirmar que, WBTC foi criado para permitir aos titulares do Bitcoin fazerem aplicações de finanças descentralizadas (“DeFi”) que são mais populares na rede Ethereum.
WBNB, o BNB conversando com outras blockchain, através da Binance Smart Chain
WBNB (Wrapped BNB) é uma token/moeda BNB que pode ser utilizado para transações no mundo DeFi, se a transação for na rede BSC ou rede BEP20. Binance Smart Chain (BSC) também está disponível na rede ERC20 Ethereum em algumas plataformas.
WETH, o Ethereum movimentado em outras redes
Um dos exemplos mais interessantes de wrapped token na rede Ethereum é o Wrapped Ether (WETH). O ETH (ether) é necessário para pagar por transações na rede Ethereum, enquanto ERC-20 é um padrão técnico para emissão de tokens na Ethereum. Por exemplo, o Basic Attention Token (BAT) e o OmiseGO (OMG) são tokens ERC-20. No entanto, como o ETH foi desenvolvido antes do padrão ERC-20, não há compatibilidade. Isso gera um problema, pois muitos DApps exigem que você converta entre o Ether e um token ERC-20. É por isso que o Wrapped Ether (WETH) foi criado. É uma versão Wrapped do Ether, compatível com o padrão ERC-20. É basicamente uma versão tokenizada do Ether na Ethereum!
Uma Curiosidade sobre o WETH, o jogo NFT Axie Infinity e a Binance
Muitos jogadores do estilo “Play to Earn” do mundo NFT ficaram íntimos da Wrapped Ether por causa do jogo Axie Infinity, que utiliza o token WETH para realizar transações dentro de sua própria rede, a Ronin. Mais pra frente, a Binance criou uma ponte para a rede Ronin, onde os jogadores/investidores conseguiam sacar seus tokens para a carteira da Binance sem taxas, com o intuito de transformá-los em moeda fiduciária para saque, fazer Stacking ou aplicações nas opções de “Earn” dentro da plataforma da Binance Smart Chain.
Limitações do uso de Wrapped Coins e Wrapped Tokens
A maioria das implementações atuais de wrapped tokens exige confiança no custodiante que detém os fundos (holding). Quanto à tecnologia atualmente disponível, os wrapped tokens não podem ser usados para transações cross-chain verdadeiras (entre cadeias) – geralmente, eles precisam passar por um custodiante, que atua como intermediário da operação.
No entanto, algumas opções mais descentralizadas estão em desenvolvimento e talvez estejam disponíveis em breve. São alternativas que, suspostamente, serão usadas para criação e resgate de wrapped tokens sem necessidade de confiança (trustless). O processo de criação/emissão pode ser relativamente caro devido às altas taxas de Gas e pode ainda apresentar slippage.
Ainda assim, os wrapped tokens ajudam a criar mais conexões entre diferentes blockchains. Um wrapped token é uma forma tokenizada de um ativo nativo de outra blockchain. Essa ferramenta melhora a interoperabilidade no ecossistema de criptomoedas e Finanças Descentralizadas (DeFi). Os wrapped tokens criam um mundo onde há maior eficiência de capital e também permitem que os aplicativos compartilhem a liquidez de suas redes, entre si.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.