Qual carteira é mais adequada para você?
O número de carteiras em hardware proliferou com o número de criptomoedas nos últimos anos. Atualmente, consumidores dispõem de diversas escolhas em relação aos dispositivos nos quais eles podem armazenar Bitcoin e suas altcoins, embora as líderes do mercado, Ledger e Trezor, ainda dominem. Para os que se perguntam qual é o dispositivo que mais se amolda às suas necessidades, os modelos abaixo valem sua consideração.
Leia mais: Kim Dotcom: invista em Bitcoin antes que a dívida dos Estados Unidos saia do controle
Melhor carteira portátil: Coolwallet S
Embora todos os dispositivos mostrados aqui sejam pequenos o suficiente para serem transportados, apenas a Coolwallet S é pequena o bastante para entrar no seu bolso junto com seus cartões de crédito. Uma maravilha da engenharia, seu design fino e display e-paper permite que você cheque seu saldo, envie e receba BTC, BCH, ETH, LTC e XRP. O dispositivo se conecta com o aplicativo mobile Coolbitx via Bluetooth, deixando óbvia a necessidade de um dispositivo para conexão. Seu formato fino e portabilidade tornam a Coolwallet S o melhor hardware dentre os grandes em questão de praticidade no cotidiano.
Melhor carteira com suporte para várias moedas: Ledger Nano S
Nenhuma outra carteira se compara à compatibilidade da Nano S, da Ledger. A fabricante francesa está constantemente acrescentando novas moedas, com as adições previstas para serem lançadas na primeira terça-feira de todo mês. A edição inaugural do #FirstTuesdayCrypto contou com a adição de PoA, Icon, Vechain, Wanchain, Ontology, Kowala, Particl e RSK. Além de suporte para tokens ERC20, a Nano S da Ledger tem suporte para uma lista crescente de criptomoedas. Se você conta com um portfólio diverso e deseja conveniência na hora de armazená-lo em um dispositivo, a Nano S é o dispositivo que melhor lhe atende.
Melhor carteira “direto ao ponto”: Keepkey
A carteira da Keepkey trabalha de forma direta, sendo robusta o bastante para lidar com a maioria das coisas que a vida possa atirar nela. Seu design angular faz com que seu transporte seja menos prático do que o da Coolwallet, e suas funções básicas significam que ela é menos elaborada do que a Nano S. Contudo, a simplicidade tem suas vantagens e, embora a Nano S tenha problemas de conectividade, dependendo do dispositivo desktop e carteira que você está utilizando, a Keepkey dá conta do serviço rapidamente, armazenando BTC, BCH, ETH, LTC, DOGE, DASH e tokens ERC20. Ela também tem integração com a Shapeshift, companhia relacionada à Keepkey.
Leia mais: Intuit obtém patente para realizar transações de Bitcoin por meio de mensagens de texto
Melhor carteira no quesito segurança: Trezor Model T
Todas as carteiras aqui listadas são altamente seguras e, se utilizadas corretamente, devem estar livres de vetores de ataque comuns. Consequentemente, é difícil dizer categoricamente que uma carteira é mais segura do que outra. Entretanto, o que pode ser declarado com confiança é que a nova Model T, da Trezor, conta com uma impressionante gama de funções de segurança, incluindo um bootloader protegido, que verifica a assinatura do firmware e tem suporte para passphrase BIP39. Para os ultra cautelosos, a Model T da Trezor é uma aposta muito segura.
Independente do dispositivo que você for escolher, lembre-se de que ele é tão seguro quanto você o torna. Isso inclui deixar sua seed de recovery em um lugar seguro, com cópias adicionais armazenadas em lugares diferentes. Embora Ledger, Trezor, Keepkey e Coolwallet não sejam as únicas opções, seus principais modelos cobrem a maioria dos requisitos e impõem padrões a serem atendidos por outras fabricantes.
Leia mais: Audius: Startup que une blockchain e música angaria US$5,5 milhões
Fonte: Bitcoin.com