Qual é o tamanho da influência dos EUA no universo cripto?

Entenda com funciona a influência dos EUA sobre o universo cripto.

Uma coisa muito importante que os EUA não percebem necessariamente é sua influência sobre o universo cripto e o quanto isso pode mudar o cenário financeiro mundial.

Não estou necessariamente falando em banir cripto ou investir pesadamente nelas. De fato, a influência que tenho em mente não tem nada a ver com as próprias criptomoedas. O que quero dizer é a influência “residual” que os EUA têm sobre as criptos através de sua influência sobre o dólar.

O domínio do dólar

O dólar dos Estados Unidos é a moeda mais procurada no mundo e há muito pouco que possa alterá-la. Ele tem tanta confiança do investidor, que vincular qualquer coisa a essa moeda tem o potencial de torná-la automaticamente um investimento incrível.

Tome o USDT como um exemplo. Ele cresceu lentamente em volume desde que foi introduzido pela primeira vez e atualmente é a stablecoin mais procurada no mundo. Muitos estão dizendo que é a oportunidade perfeita para introduzir criptomoeda como uma moeda global, considerando que nunca muda seu valor.

Analistas da 55brokers mencionaram que existem inúmeras empresas que buscam parceria com o USD Tether para acelerar suas operações e, de alguma forma, superar sua concorrência em seus respectivos campos. Na maioria desses casos, esses campos são financeiros e, muitas vezes, relacionados ao câmbio.

De fato, de acordo com esta revisão de forex da FBS, existem empresas que estão oferecendo saques ou depósitos por meio de criptomoedas, principalmente por meio do BTC e USDT, o que significa que a onda de adoção já começou no primeiro setor.

O que um dólar fraco pode fazer pelas criptomoedas?

Um dólar fraco é geralmente um sinal para os especuladores de que é hora de investir o máximo possível. Isso geralmente ocorre devido ao padrão muito claro de recuperação da moeda após uma queda maciça. No entanto, essas recuperações são sempre muito diferentes. Se o Tesouro dos EUA decidir adiar a recuperação de sua moeda, há uma possibilidade muito clara de que a maioria da população dos EUA mude para meios alternativos.

Esse foi o caso no passado durante a grande depressão, e poderia ser o caso hoje através de tokens de segurança e stablecoins.

Portanto, sempre que o Federal Reserve dos EUA tomar uma decisão sobre a política fiscal ou monetária no país, as criptomoedas surgirão como um problema em potencial cada vez mais à medida que progredirmos no setor.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

O que um dólar forte pode fazer pelas criptomoedas?

É provável que um dólar forte tenha um efeito semelhante. Quanto mais forte o dólar, mais forte o BTC se torna. Basicamente, o que acontece é que o BTC se torna mais caro para o resto do mundo, tornando-o um ativo mais desejável.

Para o mercado dos EUA, no entanto, é uma maneira incrível de se beneficiar da forte taxa de câmbio do dólar sem sofrer muito com a manipulação do mercado.

Por exemplo, sempre que há um aumento na taxa de câmbio da moeda local, as pessoas tendem a trocá-lo por outras para obter um pouco mais de vantagem ou gastam mais em produtos estrangeiros. Isso faz com que a moeda saia do mercado local, tornando-a depreciada com o tempo.

Ao trocar o dólar por criptomoedas, os habitantes locais circulam basicamente sua própria moeda dentro de sua economia, enquanto se beneficiam de uma moeda completamente diferente da que nenhum país realmente possui.

Esse ciclo pode potencialmente beneficiar economias menores que estão desesperadas para fortalecer sua moeda e aumentar o poder de compra do consumidor.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.