Qual será o destino da Tornado Cash em 2023?

tornado06 interna02
Vendedores de facas deveriam ser culpados por “facilitar” esfaqueamentos? Imagem: Shipshewama

Tornado Cash em xeque

A comunidade cripto ficou surpresa quando o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra o popular serviço de mistura Tornado Cash. O serviço baseado em Ethereum foi acusado de facilitar lavagem de dinheiro e foi penalizado em agosto de 2022.

O Departamento do Tesouro explicou que a plataforma do Tornado Cash havia sido usada para lavar “procedimentos de crimes cibernéticos, incluindo aqueles cometidos contra vítimas nos Estados Unidos”. No entanto, as sanções falharam em fechar completamente a operação.

Um relatório da empresa de análise de blockchain Chainalysis revelou que os fluxos de entrada para o Tornado Cash caíram 68% no mês seguinte à implementação das sanções. Mas como o serviço é descentralizado, regulamentações e sanções não conseguem desativá-lo completamente. Isso levanta a questão de quão bem-sucedido é tentar impor penalidades em um serviço desse tipo.

Apesar do uso do Tornado Cash ter diminuído significativamente, é provável que seja resultado das consequências legais, e não das sanções em si. As penalidades parecem ter desencorajado os usuários potenciais, em vez de incapacitar o serviço.

Além disso, o relatório apontou que, enquanto as sanções resultaram na remoção do site frontal do misturador, os contratos inteligentes subjacentes não foram afetados e poderiam continuar operando. Além disso, uma análise separada da empresa de segurança de blockchain SlowMist mostrou que, durante todo o ano, 1,23 milhão de ETH foram depositados na plataforma, mas 1,28 milhão de ETH foram retirados, resultando em um déficit de quase 80 milhões de dólares.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.