Quanto você pode ganhar “stakando” Ethereum 2.0?

Veja como as recompensas serão entregues para quem “stakar” Ethereum 2.0 – quando o mesmo for lançado.

“Que tipo de retorno econômico os stakers podem esperar obter?” Essa, provavelmente, foi a pergunta mais esperada durante o “Ethereum 2.0 Staking Panel” de hoje na Ethereal Virtual Summit 2020 – pelo menos da perspectiva de investidores de varejo. A resposta, no entanto, está longe de ser simples, de acordo com Collin Myers, produtor global de estratégia da ConsenSys.

O Ethereum 2.0 é uma atualização maciça da rede que trará muitas melhorias para o blockchain atual. Entre outras coisas, abrirá o caminho para o Ethereum se tornar um algoritmo de proof-of-stake (PoS), afastando-se do atual algoritmo proof-of-work (PoW).

A principal diferença é que, no PoS, os usuários poderão stakar, basicamente “holdar”, seu Ethereum, que será usado para verificar novos blocos, consequentemente ajudando no suporte à rede. Obviamente, os participantes receberão recompensas por suas contribuições, e quanto maior a sua participação no ecossistema – maior será a recompensa.

Myers disse que a rede Ethereum 2.0 deve atingir alguns marcos importantes antes que os detentores de ETH possam começar a se perguntar sobre stakar. Em primeiro lugar o bloco genesis não será descoberto até que obtenha cerca de 16.000 validadores.

“Ninguém receberá recompensas até que esse ponto seja alcançado”, acrescentou Myers.

Ele também observou que a “fase zero” é contínua e não um período de tempo definido, embora os desenvolvedores esperem que dure algo entre 12 e 18 meses – ou mesmo 24 meses, de acordo com algumas projeções. O próximo marco importante são os cinco milhões de ETH stakados – quando a “primeira fase” provavelmente já começará, acrescentou Myers.

Que lucro os primeiros stakers devem receber?

“Na perspectiva do nível da rede, na genesis é de 20,3% e, com cinco milhões de ETH stakados, cai para 6,6% – e isso sem custos embutidos em sua estrutura. Há uma variedade de configurações diferentes que as pessoas podem escolher. Estamos focados principalmente na abordagem individual “em casa” “, afirmou Myers.

Ele explicou que, a partir do bloco genesis, as despesas de manutenção de um nó validador custarão aos usuários 4,75% de suas recompensas. À medida que mais Ethereum estiver stakado na rede, esse percentual aumentará, pois as próprias recompensas começarão a diminuir.

“Com cinco milhões de ETH stakados, o custo aumentará para cerca de 14,7%”, afirmou Myers.

Myers também alertou todos os possíveis interessados que a rede Ethereum 2.0 foi projetada para ser “altamente aberta”, o que resulta em uma taxa de retorno variável. Embora as recompensas não devam ser vistas como voláteis, elas ainda variam, pois “qualquer pessoa pode entrar e sair” do sistema.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.