Rakuten, gigante do e-commerce, lançará sua própria criptomoeda

A plataforma japonesa de e-commerce Rakuten transformará seu programa de fidelidade em um sistema baseado em blockchain, com uma criptomoeda desenvolvida pela empresa.

Leia mais: Strippers de Las Vegas aceitam pagamento via Bitcoin através de tatuagens com QR Code

Programa de fidelidade baseado em criptomoedas

O CEO da Rakuten, Hiroshi “Mickey” Mikitani, fez o anúncio durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona, segundo uma reportagem do TechCrunch, explicando que o token será chamado Rakuten Coin.

A nova moeda substituirá o programa de “Super Pontos” da companhia, tido como um dos programas de fidelidade mais robustos do ecossistema do e-commerce, com seus clientes ganhando aproximadamente US$9,1 milhões em pontos durante os 15 anos de duração do programa.

Mikitani não anunciou uma data de lançamento para a Rakuten Coin, mas previu que ela será integrada a todas as subsidiárias da empresa, incluindo Ebates, PriceMinister e Viber. Atualmente, não está claro se a moeda da gigante japonesa será baseada em um blockchain desenvolvido pela companhia, ou se será construída em cima de um já existente — como Ethereum, Stellar, NEM ou NEO — utilizando smart contracts.

Leia mais: Exchanges chinesas não apenas sobreviveram – elas estão prosperando!

Resultado de imagem para rakuten

Uma moeda sem fronteiras para pagamentos internacionais

A empresa acredita que estabelecer uma moeda sem fronteiras permitirá à empresa eliminar taxas de câmbio e transação associadas com os métodos convencionais de pagamento internacional. Isso pode ajudar a empresa a facilitar o tráfego entre suas subsidiárias, que estão sendo gradativamente rotuladas como Rakuten.

“Basicamente, nosso conceito é recriar a rede de varejistas e vendedores,” disse Mikitani. “Nós não queremos nos desconectar dos nossos clientes, queremos funcionar como um catalizador. Esta é a nossa filosofia, empoderar a sociedade, e não apenas fornecer mais conveniência.”

A Rakuten adquiriu a startup de pagamentos em bitcoin, Bitnet, em 2016, desenvolvendo um laboratório de pesquisas sobre blockchain. Este novo programa é, provavelmente, um produto desta aquisição. Antes da aquisição, a Rakuten contratou a Bitnet para aceitar pagamentos em bitcoin, tornando-se uma das primeiras plataformas de e-commerce a abarcar criptomoedas.

Leia mais: Empresário chinês faz alerta em relação ao banimento de mineração e ICOs

Fonte: CCN.com

Edição: WeBitcoin