Ray Dalio sobre Bitcoin: é uma boa alternativa ao ouro

Ray Dalio disse que o bitcoin pode ser uma reserva de valor semelhante ao ouro. Max Keizer estava certo com sua previsão de que Dalio é um Bitcoiner em formação?

O gerente de fundos de hedge e fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, parece ter suavizado sua posição em relação ao bitcoin. Ele deixou de rejeitar o BTC como uma moeda e uma reserva de valor e, mais recentemente, admitiu que a criptomoeda poderia ser uma alternativa ao ouro.

Transformação

O investidor e filantropo proeminente nunca mostrou favoritismo em relação ao bitcoin. Ao contrário, ele questionou o papel do BTC como reserva de valor ou como moeda, contando principalmente com a notória volatilidade. Em Davos no início deste ano, Dalio chegou a dizer que a criptomoeda não atende aos propósitos do dinheiro.

No entanto, à medida que a pandemia COVID-19 se infiltrou no mundo ocidental e trouxe desenvolvimentos inesperados para as economias globais e vários ativos financeiros, o investidor tradicional começou a mostrar mais interesse no BTC.

Como a criptomoeda começou a aumentar de valor nos últimos meses, ele admitiu para seus seguidores no Twitter que pode estar “perdendo algo sobre o Bitcoin”. Max Keizer classificou este momento como um ponto de inflexão e que vimos a “educação de um Bitcoiner”.

Durante uma sessão de perguntas no Reddit ontem, Dalio parecia mais otimista sobre o papel do bitcoin no campo monetário. Ele até afirmou que o BTC poderia servir como uma alternativa ao ouro devido aos seus méritos:

“Acho que o bitcoin (e algumas outras moedas digitais) nos últimos dez anos se estabeleceram como alternativas interessantes de ativos semelhantes ao ouro, com semelhanças e diferenças com o ouro e outras reservas de valor móveis (ao contrário dos imóveis) de oferta limitada. Portanto, pode servir como um diversificador para o ouro e outras reservas de ativos de riqueza. ”

Ainda falta um pouco

Apesar de notar que o bitcoin pode ser uma alternativa ao ouro, Dalio explicou ainda que ainda prefere o metal precioso.

Ele descreveu sua “forte preferência por manter aquelas coisas que os bancos centrais irão manter e trocar valor quando estiverem tentando negociar”, sugerindo que a criptomoeda ainda não é um ativo desse tipo.

No entanto, ele aconselhou as pessoas que desejam alocar fundos em bitcoin, ou outro fornecimento limitado e ativos móveis, incluindo ações, a diversificar sabiamente, já que “muitas pessoas não fazem isso”.

Fonte: cryptopotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.