Real Digital será 100% manipulável pelo Banco Central

real01 interna
Documento aponta detalhes sobre o Real Digital. Imagem: bis.org

Moeda virtual brasileira poderá ser totalmente manipulada e controlada pela autarquia.

100% controlado

Em documento publicado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), Fábio Araújo, coordenador do projeto do Real Digital, afirma que o Banco Central terá total controle sobre as transações executadas por meio do ativo.

Isso significa que a autarquia poderá travar saques e depósitos, além de congelar o resgate dos fundos.

Devido à greve, os testes com a moeda digital controlada por banco central (CBDC) foram adiados para o começo de 2023. O planejamento original previa o início dos testes até o final deste ano.

De toda forma, a vontade do Banco Central é criar uma coexistência entre as criptomoedas e a CBDC através de mecanismos de pagamentos inteligentes.

Tecnologia do Real Digital

Uma das propostas do governo é criar uma moeda vinculada a contratos inteligentes e às finanças descentralizadas (DeFi). Além disso, estuda-se a possibilidade de inserir o ativo à Internet das coisas (IoT).

O objetivo é garantir “um ambiente seguro e confiável”, ainda que a liberdade econômica dos usuários não faça parte da pauta do governo.

Além disso, tokens privados, como criptomoedas, podem ser rapidamente convertidos em CBDCs. Para evitar esses fluxos “indesejáveis”, grandes volumes só poderão ser convertidos mediante agendamento prévio         e restrições diárias de movimentações monetárias.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.