Receita Federal brasileira aponta que o volume de negociação cripto esse ano ultrapassou os R$ 33 bi

Dados da Receita Federal do Brasil (RFB) mostram que o volume negociação cripto no país ultrapassaram os R$ 33 bilhões entre janeiro e setembro deste ano.

De acordo com os dados, o bitcoin domina, pois representa mais de 80% dos volumes negociados. Ainda assim, outras criptomoedas como bitcoin cash, DAI e dogecoin tiveram volumes significativos no período em análise.

Desde agosto de 2019, as empresas cripto brasileiras e os usuários individuais cumprem a nova exigência de fornecer à Receita Federal Brasielira os detalhes de suas transações em moeda digital. A regulamentação estabelece especificamente que as empresas e pessoas jurídicas devem fornecer o “valor mensal das operações, isoladamente ou em conjunto, que exceda os 30.000 reais.”

Como explica um relatório, os brasileiros usam criptomoedas para liquidar transações que ocorrem fora dos canais oficiais. O Brasil, que tem a nona maior economia do mundo, tem uma “longa história de controle de capitais”. Esses controles de capital afetam principalmente o acesso das pequenas empresas ao câmbio. Essa falta de acesso obriga as pequenas empresas a buscar alternativas ao fazer pagamentos internacionais.

Enquanto isso, a mesma reportagem cita João Canhada, CEO da Foxbit crypto exchange, comentando sobre o perfil dos traders de BTC no Brasil. Canhada diz:

“São investidores em busca de diversificação, muitas vezes saindo do mercado tradicional, encerrando com aplicações financeiras em bancos e corretoras tradicionais, e vindo para adquirir seu primeiro Bitcoin. Este perfil de cliente prefere OTC”.

Nesse ínterim, a RFB recomenda cautela ao usar seus dados, pois podem estar sujeitos a alterações no futuro. O cobrador afirma que “o que é divulgado neste documento de dados abertos são informações consolidadas fornecidas pelos contribuintes” e, portanto, pode incluir erros.

A RFB alerta que os “erros são frequentes, podem ser significativos e não são, a princípio, identificados e excluídos do conjunto de dados ora divulgado”.

Fonte: NewsBitcoin

 

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.