Receita tailandesa está testando a tecnologia Blockchain para rastrear pagamento de impostos

A tecnologia será utilizada para evitar fraude nas faturas

As autoridades tailandesas estão considerando utilizar a tecnologia blockchain para evitar a fraude em impostos de valor agregado (IVA).

No ano de 2014 a Receita tailandesa prendeu e investigou diversos indivíduos e empresas por fraudes totalizando US$18,29 milhões em (IVA). Ao longo dos anos, as autoridades não foram capazes de controlar a situação, perpendo bilhões de dólares no processo.

De acordo com o diretor-geral da Receita, Ekniti Nitithanprapas, o departamento está realizando testes com o blockchain para explorar o rastreamento de pagamentos IVA. Segundo ele, foi desenvolvido um laboratório de inovação específico para julgar o potencial da tecnologia para minimizar casos envolvendo falsas faturas de cobrança de impostos.

“Espera-se que o blockchain auxilie a verificar as faturas de IVA (…). Por exemplo, quando uma empresa adquire produtos de outra, a primeira emite faturas de IVA para a segunda e ambas (…) podem utilizar o blockchain para confirmar as transações”

Desde de que foi lançado, o blockchain ultrapassou diversas tecnologia emergentes tanto no hype quanto no fluxo de investimento. Várias empresas e órgãos governamentais demonstraram interesse na implantação da tecnologia para aprimorar a transparência, segurança e informações em tempo real.

FONTE: CCN

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli