Regulador da Califórnia, DFPI, emite alerta de sites de criptomoedas fraudulentos

DFPI

Sites fraudulentos “clonam” sites legítimos e lesam investidores e o Departamento de Proteção Financeira da Califórnia – DFPI emite alerta

Um total de 16 sites de cripto questionáveis, que também incluem corretores de cripto, foram sinalizados pelo Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI). Acredita-se que esses sites estejam conduzindo práticas fraudulentas, conforme publicado por Bitcoinist.

Os alertas foram divulgados na página Alerta ao Consumidor nos dias 27 e 28 de dezembro.

O DFPI insta o consumidor a ter extrema cautela antes de responder a qualquer solicitação de oferta de investimento ou serviços financeiros e solicita aos investidores que consultem se os serviços de investimento estão devidamente licenciados na Califórnia.

O órgão transmitiu notificações pela última vez sobre fraudes envolvendo as criptomoedas em junho de 2022. No último alerta, constavam mais de 26 sites fraudulentos.

O resumo inclui alguns sites fraudulentos de criptomoeda

Os avisos foram emitidos para Tahoe Digital Exchange, TeleTrade Options, Tony Alin Trading Firm, Hekamen Ltd./Tosal Markets Limited, Trade 1960, Yong Ying Global Investment Company Limited, Unison FX, VoyanX.com e ZC Exchange, entre outros sites.

Não apenas isso, mas foi descoberto que dois outros sites, eth-Wintermute.net e UniSwap LLC, estavam se passando por dois sites conhecidos de criptomoedas.

Além disso, é bastante incomum que o DFPI emita tantos avisos ao mesmo tempo, o que pode significar que os golpes envolvendo as criptomoedas estão aumentando neste final de ano.

O órgão regulador em questão, geralmente pública avisos periodicamente referentes a investigações em várias empresas, juntamente com preocupações relacionadas a certos incidentes específicos.

O golpe

Conforme mencionado anteriormente, o DFPI emitiu alertas pela última vez em junho deste ano, em resposta a várias reclamações de cidadãos contra corretoras e sites. Alegadamente, os consumidores perderam cerca de US$ 2.000 a US$ 1,2 milhão em casos de fraude.

O motivo por trás da realização de tal golpe é garantir que a vítima finalmente invista em um site fake ao invés do site legítimo ou enviando fundos para um endereço de carteira duvidoso.

Essa tática envolve os malfeitores solicitando uma grande quantia em dinheiro, que são retiradas falsas dos sites fraudulentos.

Quando a vítima decide agir de acordo, os fraudadores imediatamente se apoderam do investimento inicial junto com a transação recente e cortam todo o contato naquele mesmo instante.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future