Reino Unido aproveita a baixa do mercado para elaborar melhor regulamentações sobre criptomoedas
Reino Unido aproveitará a “trégua” para elaborar melhor regras sobre criptomoedas
A queda no mercado das criptomoedas diminuiu a pressão sobre o regulador financeiro do Reino Unido, referente à introdução de regras apressadas ao setor, relatou a Reuters.
Conforme ressaltado pela Reuters, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) tem sido pressionada para emitir novas regulamentações para a cripto esfera, que está em rápido crescimento, aumentando o risco de uma postura rígida que poderia impedir investimentos e atravancar o desenvolvimento.
Agora que o setor está mais “calmo”, oficiais do governo e representantes da FCA indicaram que tomarão pais tempo para criar um equilíbrio entre proteção de investidores e fomento à inovação financeira.
Falando em uma conferência dedicada à regulamentação de criptomoedas ontem, vice-diretor de serviços financeiros no ministério das finanças britânico, afirmou:
“Nós queremos nos delongar para observar de forma aprofundada e ter certeza que estamos adotando uma postura razoável.”
Reguladores britânicos disseram durante a conferência que estão analisando mais de 2 mil cripto ativos, a fim de verificar se eles podem ser regulamentados sob as regras existentes, antes de considerar se uma reformulação será necessária.
Christopher Woolard, diretor executivo da FCA para estratégias e competição, foi citado ao dizer que o órgão está trabalhando para definir melhor os contornos das regulamentações existentes, salientando que existem muitas áreas cinzas na presente situação.
De acordo com Woolard, a FCA fará uma consulta antes do ano acabar para esclarecer quais cripto ativos se encaixam em seu perímetro regulatório existente, e aqueles cripto ativos que não se enquadram.
Ele acrescentou que o ministério das finanças do Reino Unido trabalhará com o regulador para decidir se o perímetro necessita de mudanças. Enquanto reconhece a necessidade de uma ação nacional, Woolard frisou que a cooperação internacional será necessária para uma regulamentação adequada da esfera.
Em seu discurso, ele afirmou que a FCA também considerará um banimento em contratos por diferença de criptomoedas, ressaltando preocupações acerca dos clientes comprarem produtos derivados complexos, voláteis e geralmente alavancados, baseados em tokens com problemas de integridade.
Em uma declaração publicada no fim de outubro, a FCA afirmou que lançará uma consulta no primeiro trimestre de 2019 sobre o banimento de derivados de criptomoedas no futuro.
Diferente de outras atividades do cripto mercado, trading, transacionar e veicular publicidade sobre derivados de criptomoedas se encaixa na jurisdição regulatória da FCA, e requer autorização oficial.
Também no fim de outubro, a Força-Tarefa de Cripto Ativos do Reino Unido – que inclui representantes da FCA, do tesouro britânico e do Banco da Inglaterra – publicou um relatório propondo uma classificação trifásica de cripto ativos, dependendo de seus casos de uso.
Fonte: The Cointelegraph