Reino Unido fecha duas empresas cripto envolvidas em fraudes
O valor roubado pelos criminosos é de aproximadamente £ 1,3 milhão
Alerta de scam!
De acordo com o Bitcoinist, autoridades britânicas fecharam duas empresas cripto de fachada; elas, na verdade, aplicam golpes a seus clientes.
Os investigadores alegam que £ 1,3 milhão foram drenados pelos criminosos durante o embuste. Tais esquemas foram iniciados em fevereiro de 2019, mas foram encerrados em dezembro de 2020 devido ao colapso natural de esquemas ponzi.
Confira a declaração das autoridades a respeito da operação:
“Micasa e Remultex, sua empresa afiliada, foram induzidas a cessar suas operações após a execução de grandes pagamentos, além do uso indevido de Back Loans, que ficaram inexplicáveis.”
O Tribunal de Manchester determinou que o fechamento das empresas supracitadas é fundamental para proteger os entusiastas de economia livre.
Grandes prejuízos com cripto
Segundo a Fortune, golpistas movimentaram US$ 14 bilhões durante 2021. Trata-se, portanto, de um problema grave e de larga escala; houve um aumento de 80% em transações fraudulentas em relação a 2020.
Entretanto, o problema afeta apenas uma parcela diminuta dos usuários de criptomoedas: cerca de 0,15% do valor total negociado na rede refere-se a transações fraudulentas. De maneira geral, o ecossistema é bastante seguro – mas as ameaças recentes não podem, sob hipótese alguma, ser ignoradas.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.